Correio dos Campos

Agentes da Guarda Municipal em estágio probatório participam de palestra

Cerca de 70 agentes em período probatório participaram de palestra no auditório do Sest/Senat
28 de setembro de 2017 às 17:11

A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) realizou, na manhã de hoje (28), uma palestra de formação junto aos agentes da Guarda Municipal que ainda passam pelo período probatório do cargo. A atividade faz parte dos itens considerados para a avaliação dos Guardas Municipais que ainda não fazem parte do quadro permanente da instituição. No caso desses servidores, são emitidos pareceres anuais com relação à conduta e ao aperfeiçoamento exigido pelo regimento disciplinar da Guarda Municipal.

Durante o evento, os agentes foram orientados pelo Ouvidor da instituição, Pedro Sebastião, o corregedor da GM, Júlio Cezar Santos, e pelo subcomandante João Nogueira quanto aos processos e dispositivos legais empregados no cotidiano e as possíveis consequências do descumprimento dessas normativas. Além disso, também foram discutidas questões como abuso de autoridade e as maneiras mais apropriadas para o atendimento de ocorrências e seu encaminhamento legal.

De acordo com Sebastião, a ação de hoje colabora para esclarecer grande parte das situações que os Guardas Municipais, assim como demonstrar o resultado das escolhas empreendidas no dia a dia. “A palestra de hoje faz parte do cronograma de atividades promovidas pela SMCSP para orientar os servidores em estágio probatório, e tem intuito de coibir demonstrar quais atitudes são enquadradas como desvios de conduta e podem gerar processos administrativos na instituição. Também aproveitamos para demonstrar aos novos agentes as consequências que cada uma dessas situações pode ter na esfera jurídica”, explica.

Outro objetivo apontado pela Guarda Municipal para realização da palestra é a preocupação com a formação contínua dos agentes e a melhoria do trabalho oferecido à população. “É de extrema importância trabalharmos a formação constante das nossas equipes. Isso contribui para que tenhamos uma Guarda Municipal cada vez mais técnica, eficiente e preparada para oferecer o melhor atendimento à população”, declara o Subcomandante João Nogueira.