Correio dos Campos

Audiência Pública colabora com construção do Plano Municipal do Idoso

Comissão responsável pela criação do Plano promoveu audiência pública com idosos e trabalhadores do setor para levantar demandas e necessidades
25 de setembro de 2017 às 17:54
Participantes levantaram sugestões durante audiência que irão agregar à construção do plano

O município de Ponta Grossa está trabalhando na construção de um Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, documento que indicará ações prioritárias voltadas a população idosa na cidade, com objetivo de efetivar mecanismos de promoção e proteção de direitos da pessoa idosa, alguns já previstos em lei. O plano está em fase de construção e para atender a população idosa do município mais efetivamente, a comissão organizadora promoveu uma audiência pública na última semana, para receber as demandas e sugestões desse público alvo.

Também ajudará na construção do documento as discussões da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em agosto deste ano, reforçando a necessidade de se discutir políticas públicas para terceira idade, já que esta população vem aumentando gradativamente e deve chegar a 22% da população total em 2025. “A audiência pública é fundamental para compreendermos diretamente com esse público quais são as prioridades deles, o que consideram fundamental constar no Plano Municipal”, explica a assistente social e coordenadora da comissão responsável, Thais do Prado Dias.

De acordo com ela, entre as principais demandas para construção do Plano Municipal está a estrutura de um ‘centro-dia’, um espaço para o desenvolvimento de atividades e cuidados diários para idosos, como atividades recreativas e atendimentos de saúde, como fisioterapia. “Temos no município idosos em diferentes graus de atividade, é importante que possamos contar com um espaço onde eles recebam todo tipo de atenção, mas não percam o convívio familiar, como nas instituições de acolhimento. A proposta neste caso é deixar o acolhimento apenas para situações extremas, garantindo o vínculo do idoso com seus entes”, explica a assistente social.

O documento final deverá ser encaminhado ao Conselho Municipal do Idoso ainda este mês, para avaliação e aprovação.