Correio dos Campos

Sala Virtual de Licitações permitirá acompanhamento em tempo real

Executivo encaminhou à Câmara Projeto de Lei para criação de espaço que veiculará sessões de licitação ao vivo pelo site da Prefeitura
19 de setembro de 2017 às 10:43
Criação do espaço realizado em parceria entre as secretarias de Planejamento, Governo e Administração

Como forma de garantir mais transparência aos processos licitatórios e outros certames realizados pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, o Executivo encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a criação da Sala Virtual de Licitações, um espaço com transmissão ao vivo pelo site da Prefeitura que permitirá ao cidadão acompanhamento em tempo real dos processos realizados pela administração pública. A criação do espaço está sendo tratada como Projeto de Lei para que o espaço seja mantido em gestões futuras.

“Este é um passo muito importante do nosso município e da nossa gestão pela transparência absoluta dos atos municipais. Queremos equipar uma sala monitorada, que irá transmitir em tempo real os processos licitatórios. Esta não é apenas uma ação administrativa, é uma ação de governo, de forma a garantir transparência em todos os atos, garantir que as pessoas possam acompanhar cada certame”, destacou o prefeito, Marcelo Rangel.

Conforme estabelece o projeto de lei, a administração municipal irá veicular as sessões públicas de todos os procedimentos de licitação na internet, em tempo real, aproximando a população dos atos públicos. Os processos licitatórios e outros certames não serão gravados, apenas transmitidos em tempo real. “A Sala Virtual representará uma grande ação de transparência, resultado da ação conjunto das secretarias de Governo, Administração e Recursos Humanos, Planejamento e a Procuradoria Geral do Município”, destacou o prefeito.

No mesmo ato de assinatura do PL para criação da Sala Virtual, o prefeito Marcelo Rangel também assinou decreto transferindo o Departamento de Compras e Contratos (DECOM) da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos para a Secretaria Municipal de Planejamento, mantidas as atuais designações e atribuições. “A secretaria de Planejamento já detém hoje os processos de licitação de todas as obras do Município de infraestrutura, Educação e Saúde. Agora, com o decreto, contemplará também todas as demais licitações e certames”, apontou o secretário de Planejamento, Celso Sant’Anna. A Sala Virtual deverá ser implantada na Secretaria de Planejamento.