Correio dos Campos

Guarda Municipal cumpre um mandado de prisão a cada quatro dias

18 de setembro de 2017 às 13:49

De janeiro a agosto, as ações de patrulhamento ostensivo e monitoramento empreendidas pelas equipes da Guarda Municipal resultaram em mais de 2000 atendimentos à população. Nesse período, foram cumpridos mais de 60 mandados de prisão

 

De janeiro a agosto, as ações de patrulhamento ostensivo e monitoramento empreendidas pelas equipes da Guarda Municipal resultaram em mais de 2000 atendimentos à população. Desse total, mais de 60 ocorrências são relativas ao cumprimento de mandados de prisão. É o que aponta levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP).

Segundo o estudo, em média, a cada quatro dias as equipes da GM retiram das ruas um indivíduo em conflito com a lei. O número, reflexo direto do monitoramento, patrulhamento ostensivo e de proximidade, demonstra a força e a contribuição efetiva das equipes na segurança pública da cidade.

De acordo com o secretário da SMCSP, Ary Lovato, esses indicadores estão intimamente ligados ao trabalho intenso desenvolvido pela instituição, que hoje conta com cerca de 260 agentes. “Temos desenvolvido um trabalho muito forte em relação ao patrulhamento comunitário e às ações ostensivas. Quando as forças de segurança estão presentes nas ruas, a possibilidade de que as pessoas em conflito com a lei continuem soltas diminuem drasticamente. Nesse sentido, todas as equipes da Guarda Municipal tem desenvolvido um trabalho exemplar e, como resultado direto disso, temos devolvido ao sistema penitenciário, vários indivíduos que apresentam risco à segurança de todos”, declara.

O secretário também aponta outras medidas como a utilização de módulos e as ações junto a comunidade como fatores contribuintes para o desempenho das equipes. “Nossa visão da segurança pública têm sido global, por isso conseguimos uma inserção cada vez mais forte junto à comunidade. Iniciativas como o Cidadania nas escolas desmitificam a visão que muitas pessoas têm da Guarda Municipal e facilitam o trânsito das nossas unidades. A sociedade só acredita em uma instituição que ela conhece, que está junto diariamente e a Guarda Municipal tem traçado esse caminho. Por outro lado, as ações com unidades móveis ganham agilidade e eficácia. Tudo isso têm consolidado o sucesso das nossas equipes”, completa.

Outro aspecto relevante para o aumento de ações nesse sentido têm sido grande número de visualizações das equipes do setor de Monitoramento através das 36 câmeras espalhadas pela cidade. De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia, Carlos Henrique Salomon, as visualizações feitas através pela Central contribuem para geração de protocolos de segurança e aumentam a celeridade de resposta dos agentes da GM.

“Somente em agosto, tivemos 1283 situações acompanhadas pelas nossas equipes que geraram 235 ocorrências, ou seja, situações em que parte do nosso contingente foi deslocado para atender à população. Todos os dados coletados, geram estatísticas que nos auxiliam no desenvolvimento de ações de segurança”, conclui.