Correio dos Campos

Imunização – Prefeitura inicia campanha para atualização de vacinas

12 de setembro de 2017 às 12:58

Município participa da Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 22 de setembro para atualização de vacinas

 

Até o dia 22 de setembro, o município de Ponta Grossa participa da Campanha Nacional de Multivacinação, realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, com o propósito de estimular a atualização da carteirinha de vacinas. O foco desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos, que precisam apenas levar a carteirinha de vacina e o documento para verificação de quais imunizantes serão necessários.

“O objetivo dessa campanha é atualizar os cartões de vacina desse público alvo, resgatando as pessoas que não foram imunizadas ou completar os esquemas de vacina, conforme o calendário de vacinação. A campanha pretende oportunizar a oferta de imunização, quando as Unidades de Saúde estarão com um olhar atento para atualização, além de diminuir a incidência dessas doenças que podem ser prevenidas por vacina”, explica a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Úrsula Kemelmeier.

Estão disponíveis as vacinas BCG, Rotavírus, Sarampo, Coqueluche, Difteria, Tétano, Meningite Haemophilus, Meningite C, Hepatite A, Hepatite B, Poliomielite, Febre Amarela, HPV e Gripe.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde optou por ampliar o horário de atendimento. Nesta primeira semana de campanha, do dia 12 a 14 de setembro, as Unidades de Saúde irão realizar o atendimento de imunização entre 9h e 17h30. Na última semana da campanha, entre 18 e 22 de setembro, o atendimento será entre 9h e 18h30, de forma a oportunizar a atualização da carteira de vacina das crianças e adolescentes do município.

Diferente da estratégia da Campanha Nacional, que realizará no próximo dia 16 de setembro o Dia D de Vacinação, as Unidades de Saúde em Ponta Grossa não irão abrir neste sábado. Em decorrência do feriado de 15 de setembro, pelos 194 anos de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Saúde estima que a procura será muito pequena nesta data. Para atender toda a demanda, optou pela ampliação do atendimento nessas duas semanas de campanha.

A atualização das vacinas pode ser realizada em qualquer uma das 24 Unidades Básicas de Saúde listadas abaixo:

Adam Polan (Palmeirinha)

Antônio Russo (São José/Órfãs)

Cleon de Macedo (Jardim Paraíso/Uvaranas)

Clyceu de Macedo (Santa Terezinha/Contorno)

CRUTAC (Zona Rural)

Carlos Ribeiro de Macedo (Parque do Café/Chapada)

Egon Roskamp (Santa Paula)

Antero Machado de Mello (Rio Pitangui)

Jayme Gusmann (Vila Estrela)

João de Oliveira Bello (Guaragi)

José Carlos Araujo (Cará-Cará)

Julio de Azevedo (Vila Vilela)

Lauro Muller (Santa Maria)

Luiz Conrado Mansani (antigo CAS de Uvaranas)

Abrahão Federmann (Ana Rita/Uvaranas)

Madre Josefa (Vila Princesa/Coronel Cláudio/Uvaranas)

Nilton Luis de Castro (Parque Tarobá)

Ottoniel Pimentel Santos (Cipa/Oficinas)

Parteira Caetana Pierre (Chapada)

Roberto de Jesus Portella (Ronda)

Antonio Saliba (Parque dos Sabiás/Parque dos Pinheiros)

Cyro de Lima (antigo CAS de Oficinas)

Romulo Pazinato (Nova Rússia)

Zilda Arns (Parque Nossa Senhora das Graças).

O abastecimento das vacinas é feito através das 3ª Regional de Saúde, de forma que a imunização acontecerá de acordo com o estoque de cada UBS.