Correio dos Campos

Aeroporto Sant’Ana recebe estação meteorológica de tráfego aéreo

Instrumentalização do aeródromo garantirá mais segurança para o pouso de aeronaves
12 de setembro de 2017 às 19:41

Na manhã desta terça-feira (12) o Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo (Aeroporto Sant’Ana) recebeu mais um investimento de modernização. Foi realizada a entrega da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (ETPA), que inclui estação meteorológica de superfície, estação de comunicação em VHF aeronáutico, carta de visibilidade, entre outros.

A função dos equipamentos é passar informações para as aeronaves que estão no ar, auxiliando a navegação aérea comunicando mensagens sobre aspectos meteorológicos e de tráfego, como pressão do vento e atmosférica, velocidade do vento, precipitações e altitudes de camadas de nuvens, por exemplo.

“Até hoje, quando o tempo estava instável, muitas aeronaves tinham que alternar o voo para Curitiba por não ter o apoio suficiente. Com a estação isso não será mais necessário, já que além de ter todas as informações em tempo real o piloto também poderá voar mais baixo”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar.

Na oportunidade, o prefeito Marcelo Rangel destacou os recentes investimentos feitos no local, que já recebeu mais de 20 mil passageiros em pouco mais de um ano de reinauguração – contando voos comerciais, executivos, aeromédicas e aeroclube. “O nosso aeroporto é um símbolo da independência de Ponta Grossa. Além de contribuir com as famílias locais e com o turismo também é um diferencial na atração de investimentos, pois a cidade entra no mapa mundial”, analisou o prefeito.

Um dos exemplos disso é a aeronave que pousou no local no momento da cerimônia; os pilotos José Lenci e Eduardo Coneglian contam que trouxeram advogados do interior de São Paulo e já utilizam o PGZ há muitos anos. “O avanço estrutural é nítido. O aeroporto está sendo modernizado e se tornando um diferencial da cidade”, destacaram os pilotos.

Investimentos

O processo da EPTA está em fase de aprovação e homologação pelos órgãos nacionais reguladores, mas deverá iniciar as operações ainda neste ano. Na entrega dos equipamentos o prefeito Marcelo Rangel aproveitou para anunciar a confirmação de que mais R$ 40 milhões serão investidos no Aeroporto Sant’Ana. O recurso será destinado à melhorias como ampliação da pista, do pátio e do terminal de passageiros, possibilitando o trânsito de aeronaves maiores.