Correio dos Campos

Associações de catadores recebem equipamentos e melhorias em infraestrutura

6 de setembro de 2017 às 21:11

Os mais de 100 integrantes das associações de recicláveis da cidade estão recebendo um pacote de melhorias no trabalho. Hoje são quatro associações em bairros diferentes (Uvaranas, Oficinas, Nova Rússia e Chapada), separando e reciclando cerca de 14 mil kg de material por dia. Nesta quarta-feira (4) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) entregou kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos as pessoas que trabalham nas associações.

Além dos EPI’s (botina, calça, camisetas, luvas, protetor de ouvido, óculos e máscara para poeira), os trabalhadores agora ganharam uma horta com alface, beterraba, cheiro verde, repolho, entre outras verduras e legumes. Eles poderão cultivar para consumo próprio ou para venda. “Tudo que a prefeitura faz por nós é bem-vindo, é um incentivo muito grande para continuarmos trabalhando, quanto mais apoio melhor”, comenta o presidente, há 11 anos, da Associação Acamaro de Oficinas, Luiz Carlos Azarias. Ainda este ano eles receberão uma plantação de mandiocas no mesmo terreno da associação.

A Prefeitura é responsável pelos terrenos onde as associações estão localizadas, sendo um público e os outros alugados, pela conta de luz, água e pelos materiais utilizados pelos integrantes durante o horário de trabalho. “Temos a preocupação com o Meio Ambiente, consequentemente com a coleta seletiva, estamos cada vez mais trabalhando nesta ideia. Hoje já contamos com aproximadamente 300 pontos de entrega voluntária, com a feira verde e com outros programas de maneira educacional. Poder colaborar com as pessoas que nos ajudam nessa caminhada é muito bom, saber que eles podem ter retorno financeiro maior que o espero, é gratificante”, diz o prefeito Marcelo Rangel.

A intenção da SMMA é estender as hortas em outras associações. “Nós estamos conseguindo melhorar a qualidade de vida das famílias, e melhorar também o tratamento do lixo reciclável na cidade. É uma via de dois lados, eles estão colaborando com a cidade e nós estamos cada vez mais melhorando a rotina de trabalho deles”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.