Correio dos Campos

Parque Tecnológico recebe apresentação de modelos de negócio

4 de setembro de 2017 às 17:11

Na última semana a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) promoveu uma reunião com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultores de empresas que realizam intermediação e agenciamento de serviços com investidores canadenses. A pauta foi a apresentação de modelos de negócio para o Parque Tecnológico de Ponta Grossa.

No mês passado o governo municipal já havia se reunido com a Embrapa para discutir propostas sobre o projeto, e uma das características pré-definidas foi o investimento ser mais intenso na área de pesquisa do que na estrutural, ou seja, promover centros de inteligência que incentivem descobertas, criações e aprimoramentos.

Desta vez, os consultores Mario José Bracht, especializado em projetos de parques e incubadoras tecnológicas, planos de desenvolvimento econômico e regional e inovação e intercâmbio científico e tecnológico, e François Godbout, da Viabilis do Brasil Consultoria Ltda, apresentaram modelos de negócio semelhantes aos aplicados em Parques Tecnológicos de outros municípios. Os empresários também mantêm contato com investidores e universidades canadenses, e se prontificaram a realizar a intermediação do projeto do Parque de Ponta Grossa com os agentes internacionais.

Em contrapartida, a Prefeitura compartilhou os dados obtidos no primeiro documento produzido pelo mapeamento do ecossistema de inovação que está sendo desenvolvido, e que mostra os principais indicadores e setores estratégicos do município.

“Ao ver o primeiro material produzido pelo nosso mapeamento a Embrapa se interessou pelo projeto e solicitou a participação nas próximas etapas. É um reconhecimento vindo de um órgão nacional para este investimento que estamos fazendo no desenvolvimento da nossa cidade”, aponta o secretário da SMICQP, Paulo Carbonar. (Por Millena Sartori)