Correio dos Campos

Equipes de PG apresentam projetos na Olimpíada Brasileira de Robótica

25 de agosto de 2017 às 10:49

Os três últimos meses foram de muito trabalho, mas os quatro meninos, estudantes do Curso de Arduíno da Casa Leonardo de Ponta Grossa, estão prontos –ou quase – para participar da 10ᵃ edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece nesta sexta e sábado, dias 25 e 26 de agosto, no setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná em Curitiba.

Desde o período das inscrições, Bernardo Rosas, Felipe Pietruchinski, Matheus Gorte e Pedro Oliveira Billerbeck, da equipe ‘The Robotic Maniacs’, só pensam em códigos de programação para que o robô que montaram, sob a tutela do orientador Evandro Kafka, consiga vencer as três etapas da fase prática da OBR no sábado.

Eles só têm 10 e 11 anos, mas levaram a sério a proposta de construir um robô que consiga cumprir as etapas propostas, e sem a interferência humana. Isso para cumprir com a missão da Olimpíada de simular o resgate de vítimas em um ambiente hostil e sem a interferência humana. Para isso, o robô deve seguir, sozinho, uma trilha, sem a ajuda de nenhum tipo de controle remoto.

Para o professor da Casa Leonardo e orientador da equipe, a experiência em participar de um evento deste porte será de grande valia para o futuro dos garotos, tanto pessoal quanto profissional. “Eles se viram a frente de um desafio e para supera-lo trabalharam em equipe, e com a ajuda da tecnologia, campo que está muito em alta hoje em dia”, explica Kafka.

Com 11 anos, um dos integrantes da equipe “The Robotic Maniacs”, Bernardo, adora as possibilidades que as tecnologias lhe proporcionam e já está pensando em seus próximos projetos na área. Quando questionado o que pretende ser quando crescer? “Além de ‘inventor’? Engenharia da computação e elétrica”.

Equipes – De Ponta Grossa são duas as equipes que participam do nível 1 (ensino fundamental) na fase prática da OBR. Os alunos do Colégio Sepam, Murilo Kataoka e Pedro Montemor sob a orientação do professor Luciano Alexandre Bratti Paitch, montaram a equipe Ice Dragon e também concorrem na etapa estadual. As equipes ponta-grossenses competirão com outras 117 equipes, de Curitiba, Maringá, Guarapuava, Londrina, Pato Branco e Pinhais.