Correio dos Campos

Ponta Grossa recebe mais 14 médicos cubanos para atendimento na Atenção Primária

24 de agosto de 2017 às 18:46

Na manhã desta quinta-feira (24), a prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt, recepcionou a chegada de 14 médicos cubanos que irão trabalhar na rede de Atenção Primária Municipal. Ponta Grossa foi a cidade que proporcionalmente mais recebeu profissionais dentro do programa federal, Mais Médicos, totalizando 60.

Os profissionais que chegaram na cidade passarão por cursos para integrar as Equipes de Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A chegada deles é para substituir os profissionais que enceraram o convênio no Brasil. O Ministério da Saúde, juntamente com o Governo de Cuba, estabeleceu o limite de três anos para os médicos exercerem suas atividades no Programa Mais Médico.

“O programa foi e continuará sendo importante para os municípios brasileiros, pois existia um problema de fixação de profissionais. Com o programa a população não ficará desassistida. Hoje temos 80 médicos, destes, 60 são cubanos atendendo toda a população. Tivemos uma melhora significativa para a saúde de Ponta Grossa”, destaca a secretária municipal de Saúde, Angela Pompeu.

A partir da primeira semana de setembro estes intercambistas já estarão na ativa, atendendo a população nas UBS. “A população demostra grande satisfação do trabalho realizado pelos cubanos. Eles são afetivos, simpáticos e muito profissionais nas atividades que exercem. Ponta Grossa está de braços abertos para recepciona-los e a Prefeitura estará sempre à disposição”, destaca a prefeitura em exercício, Elizabeth.