Correio dos Campos

Semana celebra talentos e discute direitos da pessoa com deficiência

22 de agosto de 2017 às 18:29
Apresentação de grupo vocal da Apadevi movimentou o Terminal Central na tarde de terça (22)

Programação contempla apresentações culturais e audiência pública sobre diretos e políticas para pessoas com deficiência

 

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Proamor e da Secretaria Municipal de Assistência Social, segue com a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que terá programação cultural em diferentes pontos da cidade, com a proposta de incluir a pessoa com deficiência e exibir os talentos e habilidades dos usuários do departamento e das entidades para toda a sociedade.

Na tarde de hoje (22), a programação contou com a apresentação do grupo vocal da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi). O grupo de alunos da Apadevi apresentou uma seleção de músicas na área interna do Terminal Central, às 13 horas, momento de grande fluxo de pessoas. De acordo com a diretora do Departamento da Pessoa da Deficiência, Vera Lucia dos Santos, a programação espalhada em diversos pontos da cidade faz parte da estratégia da comissão organizadora neste ano, incluindo os usuários do departamento e das entidades junto à sociedade, sem ficar restrito apenas ao Departamento.

“A comissão organizadora observou que toda programação era antes feita no departamento e não alcançava uma grande parcela da comunidade. Com estas pequenas apresentações, em locais de grande fluxo de pessoas, queremos mostrar que os deficientes estão ai, que eles têm capacidade. Eles podem cantar, podem dançar e podem trabalhar”, destacou a diretora do Departamento.

Além da programação cultural, a programação do evento também conta com a audiência pública “Pessoa com deficiência: sujeito de quais direitos?”, centrando a discussão na possibilidade de mudanças para as pessoas com deficiência com a reforma da previdência. “O momento político é muito preocupante, queremos discutir formas de garantir que as pessoas com deficiência não percam direitos já garantidos”, avalia Vera.

Confira a programação:

Quarta (32/08)
12h Apresentação Musical APACD – Praça de Alimentação Shopping Total
13h Audiência Pública “Pessoa com Deficiência: Sujeito de quais direitos?” – Observatório Campus UEPG Uvaranas

Quinta (24/08)
13h Apresentação Palhaço Picolé e usuários do Departamento – Terminal Central

Sexta (25/08)
12h Intervenção Cultural Musicoterapia e Dança – Calçadão

Segunda (28/08)
14h Encerramento/Apresentação de teatro – Praça de Atendimento Prefeitura