Correio dos Campos

UEPG inaugura novo bloco da Casa do Estudante Universitário

17 de agosto de 2017 às 18:33

A Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugura nesta sexta-feira (18), às 9h, o novo bloco da Casa do Estudante Universitário, no Campus Uvaranas. O investimento soma R$ 500 mil, a maior parte dos recursos liberada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e R$ 92,1 mil da UEPG.

O novo bloco tem área de 176 metros quadrados. São oito apartamentos para duas pessoas cada, com banheiros privativos. Para sua construção foi demolido o antigo bloco administrativo da casa que até 2014 era gerida por uma entidade de direito privado e aberta a todos os estudantes universitários de instituições públicas e privadas da cidade.
A partir da encampação pela UEPG a casa passou a ser exclusiva para alunos que estudam na universidade. Em dezembro de 2015 o Conselho Universitário aprovou o Regimento da Casa do Estudante Universitário, integrando as ações de assistência estudantil da instituição.

Para o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, a inauguração do novo bloco representa um marco para a instituição que em abril deste ano aprovou sua Política de Assistência Estudantil, que reúne medidas que já vinham sendo executadas pela instituição e têm o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e assegurar o acesso, a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes.
“Entre os itens dessa política de assistência está justamente a moradia estudantil, assegurada pela oferta de vagas na Casa do Estudante aos alunos oriundos de outras cidades paranaenses e de outros estados que comprovem carência socioeconômica”, disse o reitor.
Dos 16 novos leitos disponíveis, a casa possui ainda 11 vagas abertas das quais quatro para deficientes físicos, com dois quartos adaptados às normas de acessibilidade. Futuramente, os antigos alojamentos serão reformados e adequados ao novo sistema de quartos e banheiros privativos.

Além da edificação do novo bloco a obra inclui a construção de um muro de 448 metros, com dois 2,20 metros de altura, visando à segurança dos estudantes. Os quartos são mobiliados com beliches, armários, escrivaninhas e mesas. Os banheiros possuem box. O prédio está servido pela rede de fibra ótica da UEPG e serviço de internet.

As refeições (almoço e jantar) serão feitas no Restaurante Universitário do Campus Uvaranas já que de acordo com a Política de Assistência Estudantil estudantes inscritos no CadÚnico têm isenção na compra dos tíquetes do restaurante. Estar inscrito no CadÚnico é condição para ter uma vaga no local.