Correio dos Campos

SME amplia Educação empreendedora para todas as escolas do Município

17 de agosto de 2017 às 16:33

Em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o Sebrae, mais 100 professoras da Rede Escolar estão recebendo novos conhecimentos para trabalhar com o tema Empreendedorismo em sala de aula. As profissionais do ensino estão participando de oficinas para aplicar junto aos alunos conceitos de protagonismo empresarial, criação de produtos e serviços, entre outros ligados à área.

As oficinas são dentro do programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP). O objetivo principal é apresentar às crianças, desde cedo, a possibilidade da criação de uma narrativa própria para o futuro profissional. Os alunos recebem materiais didáticos e, de uma forma lúdica, criam empresas e desenvolvem produtos ou serviços.

“Queremos que nossos alunos sejam, desde já, protagonistas, desenvolvendo o comportamento empreendedor, que vai servir para toda a vida”, aponta a secretária de Educação, Esméria Saveli. Dentro das escolas, as atividades serão realizadas de setembro a novembro, com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com idades de 6 a 10 anos. Em dezembro serão realizadas feiras nas escolas para apresentação e venda de produtos criados pelos estudantes.

“Através deste material e com treinamento, os professores customizam o trabalho com a realidade de cada escola, dentro do contexto dos alunos, aproveitando as experiências que eles possuem e ampliando sua imaginação para o mundo do empreendedorismo”, conta Jucilene Thomaz, da equipe de Projetos Especiais da SME. Entre os produtos idealizados estão brinquedos, itens de higiene e limpeza e até projetos de gastronomia, entre outros que a imaginação permitir.