Correio dos Campos

INOVAÇÃO: SicTec 2017 busca solução para problemas da cidade

17 de agosto de 2017 às 17:45

O evento é apoiado pela Prefeitura Municipal e está com as inscrições abertas

 

Será realizada em novembro a SicTec Experience, Semana de Iniciação Científica e Tecnológica realizada pela Faculdades Ponta Grossa (FacPG) com o apoio da Prefeitura Municipal. Neste ano o tema é “Smart Cities”, ou seja, Cidades Inteligentes. O evento foi lançado nesta semana, e mais de 50% das vagas de Makers – as equipes que deverão pensar em soluções para os problemas propostos – já foram preenchidas.
A SicTec funciona da seguinte forma: além de workshops, oficinas, salas temáticas e ilhas de criatividade, o evento também conta com a atividade de Makers, um movimento mundial de inovação que reúne grupos para estudar respostas que atendam os casos reais propostos por diversas instituições. Em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), neste ano serão analisados problemas municipais propostos pelo governo, para transformar Ponta Grossa no tema do evento: uma cidade inteligente.
Conforme explica a coordenadora da SicTec Experience, Verlaine Costa, o incentivo deste ano é a transformação. “A parceria com a Prefeitura é extremamente importante porque, como órgão da administração pública, ela é capaz de filtrar os problemas mais significativos que afetam a nossa comunidade em diversos setores, nos possibilitando também acesso aos dados reais – que podemos precisar para subsidiar o desenvolvimento das prováveis soluções”, aponta Verlaine, que também é coordenadora do curso de Administração da FacPG.

Participação governamental

Para a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da SMICQP, Tônia Mansani, eventos no formato “Makers” são tão importantes como os “Hackatons”, e é papel do governo municipal participar – tanto para fomentar a criação inovadora quanto para conhecer novas ideias. “Todos os problemas apresentados no evento serão reais e receberão propostas de solução sem nenhum custo aos cofres públicos. Estamos reunindo questões que deverão melhorar a qualidade de vida e o dia a dia da população”, explica Tônia.

Inscrições

A comunidade pode participar em uma das três modalidades de inscrição: como ouvintes, apresentadores de trabalhos científicos ou Makers. As inscrições foram abertas ontem (16), e vão até outubro para as duas primeiras opções. Já para os Makers são 150 vagas, e mais de 50% já foram preenchidas. Para mais informações, acesse: http://www.sictec.com.br/.