Correio dos Campos

Secretariado participa de coletiva com alunos da UEPG

11 de agosto de 2017 às 18:39

Representantes do governo municipal responderam todos os questionamentos dos alunos sobre ações do Executivo em diferentes áreas

 

Na tarde desta sexta-feira (11), a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, acompanhada dos secretários de Obras e Serviços Públicos, Márcio Ferreira; Indústria e Comércio, Paulo Carbonar; Adjunto de Saúde, Robson Xavier; Segurança Pública, Ary Lovato; Meio Ambiente, Paulo Barros; Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski; e o Procurador Geral do Município, Marcus Freitas participaram de uma coletiva de imprensa realizada pelos alunos de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A entrevista serviu para que os secretários respondessem aos questionamentos dos alunos a respeito de diferentes temas envolvendo o Município.

A coletiva foi organizada pelos alunos, com a orientação do professor Rafael Schoenherr, coordenador do webjornal Portal Periódico. Segundo o professor, a atividade serviu como um exercício para os estudantes. “Essa entrevista coletiva abre uma nova fase do Portal Periódico, que é a de publicação em ritmo diário, uma série de macro temas, ou de eixos editoriais, que orientam o modo como eles vão fazer a leitura da cidade. O nosso interesse é a transversalidade, que tentamos desenvolver dentro do Jornalismo com estudantes de primeiro, segundo, terceiro e quarto ano. Com isso, nada mais interessante que ter amplos olhares, visto que cada secretário pensa a partir da sua realidade”, relata Rafael.

Todos os secretários foram questionados pelos alunos e assim puderam desenvolver os assuntos de acordo com cada temática abordada como, por exemplo, a situação do Aterro Botuquara e a posição da Prefeitura em relação à Escarpa Devoniana. Medidas protetivas em relação às mulheres, saúde, índice de empregos, e a Operação Tapa-Buracos também foram temas tratados. Além de questões como o repasse de verbas para entidades e a Lei da Transparência Sindical.

Para a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), a entrevista coletiva foi muito importante, já que nunca havia sido organizada atividade semelhante antes. “Eu enxergo que isso é um fato histórico, se nós tivéssemos mais tempo e outras oportunidades seria excelente, porque são verdadeiras aulas o que cada um dos secretários tem a contribuir na formação desses novos jornalistas. Além disso, é uma oportunidade para que os estudantes tenham informações mais detalhadas sobre as ações e posicionamento do Município a respeito desses temas”, comenta a vice.