Correio dos Campos

Associação que une grupos de circo e teatro é lançada em Ponta Grossa com programação especial

9 de agosto de 2017 às 23:45

Ponta Grossa conta, desde o dia 11 de julho, com a Associação do Circo e Teatro Organizado de Ponta Grossa (ACTO). Mobilizados a partir da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, seis grupos teatrais passam a trabalhar de forma unida, como membros fundadores da associação. Para celebrar esta união, a partir deste domingo, dia 13, o palco do Cine-Teatro Ópera recebe espetáculos teatrais dos grupos participantes.

O Diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy, explica que a ideia de mobilizar os grupos para a criação da ACTO surgiu da necessidade de reuni-los para atuar em conjunto. “Temos ótimos grupos de circo e teatro na cidade, com produções variadas. Nosso objetivo, agora, é trabalhar questões como empreendedorismo e qualificação, para desenvolver cada vez mais esta área na cidade que sedia o maior festival competitivo de teatro do Brasil, o Fenata. Já iniciamos o atendimento à demanda dos grupos dentro da estrutura do poder público e estamos em contato com outros entes para nos auxiliar nesse processo”, explica.

Apesar da mobilização ter partido da Fundação de Cultura – que segue prestando o auxílio, a associação agora se torna independente e, em breve, abrirá seleção para novos grupos, que devem cumprir com os requisitos previstos no estatuto. Para o ator Carlos Alexandre, do grupo teatral Letras Cênicas, a iniciativa tende a fortalecer o mercado, pois impacta na qualidade e no comprometimento dos grupos e exige um trabalho contínuo de todos envolvidos. “A criação da ACTO é como um selo de garantia para que o público tenha confiança na hora de sair de casa e escolher um espetáculo que assistir”, completa.

Programação para todas as idades

Para celebrar o lançamento da ACTO, durante a próxima semana grupos de teatro locais irão subir ao palco do Ópera e dar vida a diversas histórias de incontáveis personagens. A programação começa no domingo, dia 13, com a apresentação da peça ‘Lado B’, da Cia aCorteSeco, às 19h. Após o final, o público é convidado a pagar o quanto quiser por ter assistido ao espetáculo.

Na segunda-feira, 14, também às 19h, o grupo Dia de Arte apresenta a peça ‘Ai! Sumiram os Brinquedos’. No dia 15, a história de Corina Portugal será apresentada pelo Paré Grupo de Teatro, na peça ‘Súplicas’, às 20h. No dia seguinte, 16, será a vez do premiado monólogo ‘Amores de Machado de Assis’ (vencedor da Mostra Paralela do 44º Fenata), do grupo Letras Cênicas, encantar o público, também às 20h. A semana encerra no dia 18, às 19h30, com o espetáculo ‘A Hora do Riso’, do Palhaço Picolé.

Todos os ingressos (exceto para a peça ‘Lado B’, que terá sistema Pague Quanto Vale) podem ser adquiridos na Copiadora Manarim e Cartuchos XV, com valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A Semana de Lançamento tem o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e promoção da RPCTV.