Correio dos Campos

ALEITAMENTO MATERNO – Tutoras participam da 25ª Semana Mundial de Amamentação

3 de agosto de 2017 às 17:58

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o convite para participar da 25ª Semana Mundial de Amamentação – Aleitamento Materno Sustentável: um aliado para a redução de mortalidade infantil. A atividade foi organizada pela Secretaria de Estado da Saúde, através do programa Mãe Paranaense. Tutoras de todo Paraná estarão presente.

Seis tutoras de Ponta Grossa participarão e dentre as atividades desenvolvidas haverá palestras e debates sobre “Atenção Primária na promoção do Aleitamento”, “Política Nacional do Aleitamento”, “Cenário atual da estratégia do aleitamento”, “aspectos nutricionais do leite materno”, “Pai participa” e “Papel do Banco de Leite”.

Ponta Grossa conta hoje com programas de acompanhamento e conscientização como a Puericultura. Ela é desenvolvida em todas as Unidades Básicas de Saúde. “É muito importante as mães terem consciência da importância do leite materno. Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, a amamentação protege o bebê contra doenças e dispensa outros alimentos. Já para as mães diminui os riscos de a mulher desenvolver anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer de mama e de ovário, depressão e hemorragia pós-parto”, destaca a enfermeira Adriana Alves.

No Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira é realizado um trabalho constante na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. “Além da dedicação de toda a equipe, o hospital mantém o Banco de Leite Humano que conta com profissionais especializados para atender as mães e recém-nascidos com dificuldades na amamentação”, destaca a coordenadora do Banco de Leite Humano, Ana De Bastiani. O Banco de Leite Humano atende de 2 ª a 6ª feira no horário das 08:00 as 14:00 horas.