Correio dos Campos

Premiação e leilões encerram I Fenovinos Paraná

21 de julho de 2017 às 16:16

Durante cerimônia, neste sábado, serão realizados leilões de raça e a premiação de dezesseis animais, de 8 raças diferentes.

A Fenovinos Paraná realiza, neste sábado (22), a premiação de animais e leilão dos ovinos de elite e mangueira.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), mais de 190 animais, de oito raças diferentes, foram apresentados durante os dois dias de julgamentos. Deste número, 16 serão premiados durante cerimônia de encerramento da Feira, no recinto de Leilões Jorge Rosas Demiate.

De acordo com Edemundo Gressler, superintendente do registro genealógico de ovinos da Arco (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), a análise foi empreendida por técnicos credenciados pela entidade. Ele aponta que os exemplares da Feira são portadores de um alto padrão genético. “Nós vimos aqui representantes de raças com um grau genético extraordinário. São animais espetaculares e isso nós satisfaz extremamente como entidade parceira da Fenovinos”.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Vieira, as atividades contribuem com a tomada de decisão dos produtores, além de aquecer o mercado. “O julgamento serve para demonstrar a qualidade genética da raça e reconhecer a eficácia do manejo empreendido pelos criadores para trazer o melhor de cada animal. É durante a análise desses quesitos que o produtor consegue ponderar e decidir qual raça se adapta melhor ao seu interesse dentro do setor, seja lã, carne, etc”, finaliza.

Estrutura – Durante as atividades da Feira, o presidente da Ovinopar (Associação Paranaense de Criadores de Ovinos), Edson Duarte Dias, destacou a estrutura do evento e a qualidade dos animais. Segundo ele, Ponta Grossa ofereceu uma estrutura espetacular e não há como a região não ser destaque no setor. “O maior número de rebanho no estado esta, hoje, nos Campos Gerais. Por isso, Ponta Grossa merecia sediar esse evento. A estrutura e a organização foram excelentes e os animais que passaram por aqui são de alto nível”, conclui.

Fenovinos recebe Orlando Pessuti – A Fenovinos Paraná recebeu, ontem (20), a visita do Diretor do BRDE (Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul), Orlando Pessuti.

Durante sua passagem pela feira, Pessuti comentou sobre a importância da Fenovinos para o estado e as possíveis ações do BRDE no apoio da ovinocultura da região. “Há muito tempo, o Paraná trabalha para estruturar a ovinocultura no estado e a Fenovinos vêm nessa esteira. O BRDE quer apoiar o produtor na criação de estruturas organizadas, como a instalação de criatórios, abatedouros e plantéis necessários para a produção”.

“A visita do Pessuti demonstra o interesse no trabalho que temos desenvolvido e deixa a todos satisfeitos, acenando, inclusive, para a possibilidade de o BRDE contribuir para o fomento e estruturação das propriedades ligadas à ovinocultura na região”, destaca o secretário Ivonei Vieira.