Correio dos Campos

Prefeitura antecipa pagamento de primeira parcela do 13º salário 2017

20 de julho de 2017 às 16:55

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa vai realizar amanhã (21) a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário 2017 de seus 8.700 servidores. O pagamento soma aproximadamente R$ 11 milhões, referentes a 50% do benefício. O pagamento antecipado será possível devido às ações de ‘justiça fiscal’, tomadas pela Secretaria Municipal de Gestão Financeira e a Procuradoria Geral do Município, que vem mantendo a arrecadação do município.

“Estamos fazendo isso porque temos responsabilidade absoluta diante de tudo o que está acontecendo no Brasil, essas incertezas do ponto de vista administrativo, do ponto de vista político. Ninguém sabe o que pode acontecer no próximo semestre. Graças aos ajustes que realizamos no início do ano, ao bom trabalho do nosso secretário de Gestão Financeira, Cláudio Grokoski, nosso Procurador Geral, Marcus Freitas, e de toda nossa equipe. Isso demonstra, acima de tudo, respeito a todos os servidores públicos. Representa ainda cerca de R$ 11 milhões para a economia de Ponta Grossa, para aquecer o comércio da nossa cidade”, avaliou o prefeito Marcelo Rangel.

De acordo com a secretaria de Gestão Financeira, a medida foi tomada para garantir o pagamento do benefício aos servidores, já que a crise financeira e a instabilidade política impedem que os gestores projetem os recursos disponíveis para o final do ano. “Tomamos essa decisão projetando a queda de arrecadação que devemos sofrer no fim do ano, com a falta de recursos financeiros. Foi uma decisão difícil de tomar, mas mantemos nosso posicionamento de priorizar o servidor público, como estamos fazendo nos últimos anos, com a folha de pagamento sempre em dia”, destacou o secretário de Finanças, Claudio Grokoski.

O secretário ainda reforça a importância dessa decisão, lembrando que devido a queda da arrecadação, alguns municípios brasileiros ainda estão realizando o pagamento do 13º salário de 2016. “Priorizamos sempre o pagamento dos servidores, mesmo com uma inadimplência de 30% por parte dos contribuintes. Se estivéssemos com estes valores em dia, o município teria mais fôlego para arcar com todos seus compromissos”, reitera Grokoski.

A antecipação da primeira parcela do 13º salário será possível também em decorrência da previsão de orçamento realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para seus servidores. A SME havia feito reserva para este pagamento, em valor correspondente a 45% do total que será pago amanhã (21)