Correio dos Campos

Prefeitura realiza abertura oficial da I Fenovinos Paraná

19 de julho de 2017 às 13:46

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), realizou a abertura oficial da I Fenovinos Paraná e da 30ª Fenovinos. O evento contou com diversas autoridades, técnicos e produtores, no Centro Agropecuário Municipal. As atividades da feira seguem até o dia 22 de julho.

Durante a abertura, o Prefeito Marcelo Rangel enfatizou a força de Ponta Grossa em diversos setores da economia e apontou a Fenovinos como um dos reflexos do crescimento do município. “Ponta Grossa têm se destacado como uma das cidades que mais cresce no estado do Paraná e a Fenovinos vêm para valorizar os produtores da região e fomentar o crescimento desse mercado, atraindo ainda mais investimentos para a nossa cidade”, salienta.

De acordo com Ivonei Vieira, secretário da Smapa, a abertura oficial da feira concretiza as ações em prol do desenvolvimento da ovinocultura na região. “Esse é um trabalho que nós temos desenvolvido com objetivo´de fomentar o setor na região. No evento de hoje, contamos com pessoas envolvidas profundamente com o agronegócio e que acreditam que a ovinocultura é um viés, desde a agricultura familiar às grandes propriedades, que pode gerar lucro e renda para todos”, declara

Edilson Gorte, presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, salienta as possibilidades que a realização da Feira em Ponta Grossa podem trazer ao Paraná. Segundo ele, “a abertura está sendo bem prestigiada e marca o início novo ciclo produtivo no estado da Paraná. Esperamos que a Fenovinos traga, para todas as cidades, uma ideia do que pode ser a cadeia produtiva de ovinos em todo o estado”.

Após a abertura, os participantes da Fenovinos puderam acompanhar a palestra “Modelos eficientes na produção e gestão da ovinocultura da Nova Zelândia”, com o produtor neozelandês, Robin Hilson. Referência mundial na criação de ovinos, Robin Hilson apresentou técnicas de manejo e comentou sobre a cadeia mercadológica do setor na Nova Zelândia, além das possibilidades para o Brasil.

As atividades da Fenovinos seguem, hoje, com o Rally do Cordeiro e o Livre Ranking Paranaense de animais. Durante a noite, os interessados poderão acompanhar a palestra “Ovinocultura Brasileira: do pasto ao prato”, com o zootecnista Rafael Santos, no Centro de Treinamento e Capacitação do Produtor Rural do Centro Agropecuário Municipal.