Correio dos Campos

Ponta Grossa estuda formalizar irmandade com província de Hyogo

19 de julho de 2017 às 18:03

Parceria como cidade-irmã garante intercâmbio cultural, econômico e gastronômico entre o município paranaense e cidade japonesa

O prefeito Marcelo Rangel e a vice-prefeita Elizabeth Schmidt receberam nesta semana o representante da Província de Hyogo, conhecida como ‘o coração do Japão’, Nobuyuki Nagata. A proposta do encontro é formalizar uma parceria entre o Município e a província japonesa através do formato de ‘irmandade’, como ‘co-irmãs’ nas áreas cultural e econômica, entre outras. Com a parceria, Ponta Grossa deve se tornar co-irmã de uma cidade japonesa da Província de Hyogo que tenha características econômicas e culturais semelhantes.

“Recebemos um material muito rico sobre o município de Ponta Grossa e percebemos que se trata de uma cidade que tem muito potencial, tanto econômico, como também turístico e cultural”, afirmou o representante Nagata, durante a reunião. Além do encontro, a comitiva também realizou uma visita técnica por Ponta Grossa, identificando a presença de indústrias japonesas já instaladas aqui, como a Makita, Kurashiki e a Harima, que tem origem na Província de Hyogo.

O prefeito Marcelo Rangel destacou a importância de realizar esta parceria, que deve representar desenvolvimento para as duas cidades. “Com esta irmandade, Ponta Grossa pode ser sede de novas indústrias, garantindo mais geração de empregos para nosso município. O Japão é muito avançado em diversos setores e vamos aproveitar este momento para aprendermos e crescermos com essa cultura”, avaliou ele.

“Nossas tratativas têm por objetivo estabelecer um acordo de cooperação de cidades irmãs entre Ponta Grossa e Hyogo. Será uma troca de experiências culturais, tecnológicas e incentivo maior ainda para as relações comerciais entre Brasil e Japão”, destacou a vice-prefeita.

O representante Nagata retornará ao Japão em agosto deste ano, ocasião em que irá apresentar as características e potenciais de Ponta Grossa para a formalização de irmandade com uma cidade da Província de Hyogo. Atualmente, a província já possui irmandade no Brasil com cidades como Rio de Janeiro, Maringá, Curitiba e Paranaguá.