Correio dos Campos

Noite de gala na abertura da Regional dos Campos Gerais dos JOJUPs

17 de julho de 2017 às 08:00

A emoção está à flor da pele na Fase Regional dos Campos Gerais dos 30º Jogos da Juventude do Paraná, começando pelo desfile das delegações realizado na noite do sábado (15) com a participação das delegações de quinze municípios que disputam as vagas para as finais da divisão B nas modalidades de basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol.

O Ginásio de Esportes Oscar Pereira viveu uma noite de gala na abertura oficial, com espetáculos de dança proporcionados pelo Grupo de Jazz do Colégio Sagrada Família e do Grupo Compasso da Escola Municipal Professor Jorge Dechandt.

Na sequência aconteceu o cerimonial olímpico, com o acendimento da pira olímpica sendo realizado por Simone Staszczak Nabozny, que conduziu a tocha na abertura dos JOJUPs de 1992, representando uma geração de campeões do atletismo ponta-grossense, que nos anos 1990 brilhou no cenário esportivo nacional e internacional, inspirada pelo bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva e tendo como espelho Gentil Custódio de Melo e Osvaldo de Jesus Ferreira, ainda hoje os principais nomes do atletismo princesino. Professora de Educação Física e técnica de atletismo, Simone segue no esporte, formando campeões e cidadãos.

O juramento do atleta foi proferido por Felipe Stanislaviski Mendes, jogador da Seleção Ponta-grossense de Voleibol e “capitão” da Seleção Paranaense Sub-18.
Fechando a solenidade o presidente da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), Marco Antonio Macedo, abriu oficialmente a Fase Regional dos Campos Gerais dos JOJUPs, que não acontecia em Ponta Grossa há dezesseis anos. “Estamos felizes por recolocar o município entre as sedes dos Jogos Oficiais do Paraná, apresentando aos visitantes o potencial princesino para voltar a protagonizar as finais das divisões A e B, até porque Ponta Grossa realizou a primeira edição dos JOJUPs há trinta anos”, destacou Macedo.

Representando a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo o chefe do Escritório Regional da SEET, Marcos Marcondes, deu as boas-vindas aos atletas, técnicos e dirigentes, em nome do secretário Douglas Fabrício, destacando o comprometimento do governo em priorizar o esporte como política de Estado.

 

Disputas

Os dois primeiros dias dos JOJUPs nos Campos Gerais confirmaram a expectativa de grandes duelos nas diversas modalidades. Confira os resultados e a programação desta segunda-feira (17).

Voleibol masculino. Ponta Grossa garantiu as primeiras medalhas de ouro da Regional dos Campos Gerais com vitórias sobre Castro no confronto direto pelas vagas às finais da divisão B. Sempre vencendo por 2×0, com parciais de 25/7 e 25/13 no sábado, 25/18 e 25/6 neste domingo. O técnico José Laury Martins de Aguiar Júnior falou da importância da conquista, assegurando a vaga na divisão B, onde Ponta Grossa estará lutando para retornar à elite dos JOJUPs. “Além disto, aproveitamos para buscar o entrosamento do time, visando o bicampeonato dos Jogos Escolares do Paraná, que acontecerão em Apucarana”, completou o treinador.

Voleibol feminino. Somente três equipes participam do torneio. No sábado Carambeí venceu Prudentópolis, por 2×0 (25/11 e 25/6), enquanto no domingo Ponta Grossa passou por Carambeí (25/8 e 25/9). A decisão no confronto entre Ponta Grossa e Carambeí está programada para esta segunda-feira (17), às 9 horas, na Arena Multiuso.

Basquetebol masculino. Realizado em turno único o torneio de basquete dos JOJUPs não dá espaço para tropeços e Ponta Grossa vem cumprindo o seu papel, vencendo os confrontos com Mallet (97×12) e Prudentópolis (103×29). No sábado Imbituva passou por Prudentópolis (96×24) e ontem Castro superou Mallet (110×22). Nesta segunda-feira (17) dois jogos acontecerão no Ginásio Borell du Vernay: 13h30 – Imbituva x Mallet; e 15 horas – Ponta Grossa x Castro.

Futsal feminino. Os primeiros jogos aconteceram neste domingo, com Ponta Grossa goleando Ipiranga, por 13×1, enquanto Castro venceu Prudentópolis, por 6×0, e Ivaí fez 5×3 diante de Imbituva. A rodada desta segunda-feira (17) prevê três confrontos para o Ginásio Zukão: 8 horas – Ipiranga x Prudentópolis; 9h15 – Ivaí x Arapoti; e 10h30 – Ponta Grossa x Castro.

Futsal masculino. A derrota de Ponta Grossa diante de Castro, por 7×6, obriga o time comandado pelo experiente Baiano a vencer os seus próximos compromissos para alcançar as semifinais. Os demais resultados até aqui foram estes: Tibagi 5×3 Arapoti; Imbituva 13×4 Imbaú; Mallet 6×3 Teixeira Soares; Arapoti 7×3 Carambeí; Castro 4×0 Ipiranga; Imbituva 7×3 Ibaiti; Telêmaco Borba 8×0 Mallet. A programação desta segunda-feira (17) no Ginásio Oscar Pereira é esta: 13 horas – Tibagi x Carambeí; 14h15 – Imbaú x Ibaiti; 15h30 – Teixeira Soares x Telêmaco Borba; 16h45 – Ponta Grossa x Ipiranga.

Handebol masculino. No primeiro jogo entre Ponta Grossa e Castro a vantagem foi princesina, por 35×23, bastando um novo triunfo nesta segunda-feira (17), às 10h45, no Ginásio Oscar Pereira, para a equipe do técnico Sandro Alves de Lara assegurar o título da Regional e a vaga para as finais da divisão B.

Handebol feminino. Abrindo o torneio Ivaí venceu Castro, por 36×6. Nesta segunda-feira (17), às 9h30, no Ginásio Oscar Pereira, Ponta Grossa precisa vencer Castro para chegar à decisão com Ivaí em igualdade de condições.

Futebol. Única modalidade sem representantes de Ponta Grossa o futebol teve estes resultados nas primeiras rodadas: Prudentópolis 3×1 São João do Triunfo; Arapoti 5×0 Castro; Arapoti 2×1 São João do Triunfo; e Prudentópolis 2×0 Ivaí. A rodada desta segunda-feira será disputada no Estádio Miró de Freitas, do América Pontagrossense, com estes confrontos: 13h30 – Ivaí x Arapoti; e 15h15 – São João do Triunfo x Castro.