Correio dos Campos

Araucárias recém-plantadas são furtadas de futuro parque de Ponta Grossa

6 de julho de 2017 às 11:32

Nesta semana diversas mudas de araucárias foram furtadas do Parque Maria Joana, área localizada na rua Visconde de Nacar que está sendo remodelada pela Prefeitura Municipal. As primeiras árvores do local foram plantadas há menos de duas semanas através de uma parceria da gestão municipal com o projeto infantil Gralha Azul, do Rotary Club, em alusão ao Dia Nacional da Araucária (24 de junho).

Haviam sido plantadas 20 mudas por crianças de 3 a 12 anos, e mais de a metade foram furtadas nos últimos dias. Ontem (5) a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) replantou mais oito araucárias, vindas do Viveiro Municipal. Considerada símbolo estadual, a araucária encontra-se na lista das ameaçadas de extinção. Pode chegar a medir de 20 a 50 metros de altura, com espessura de 90 a 180 cm.

Além das mudas furtadas, no Parque Maria Joana também foram despejadas televisões velhas e materiais descartados. A prática tem sido recorrente em diversas regiões da cidade, e apenas nesse ano mais de 27 mil quilos de entulhos variados foram retirados de arroios pela Prefeitura Municipal.