Correio dos Campos

Reunião de trabalho é realizada sobre o repasse de verbas para o Lago de Olarias

5 de julho de 2017 às 14:21

No fim da tarde de ontem (4) foi realizado um encontro técnico que reuniu lideranças municipais e estaduais para tratar sobre o repasse de verbas para a construção da última etapa do Planejamento Ecológico do Arroio Olarias I, que está em processo licitatório. A meta é que o primeiro lago esteja pronto até o final deste ano, dependendo das condições climáticas.

O deputado estadual Hussein Bakri, que destinou R$ 3,5 milhões de emendas parlamentares próprias para a finalização da obra, esteve presente para alinhar os procedimentos iniciais para a vinda do montante, que está em meio a processos burocráticos junto ao governo estadual. “Esse aporte virá na modalidade de ‘fundo perdido’, ou seja, não precisará ser reembolsado futuramente como no caso de financiamentos. Ponta Grossa é uma das maiores cidades do Estado e o Lago de Olarias é uma obra esperada pela população. Fico feliz em fazer parte desta história”, explicou Bakri para as lideranças.

Na oportunidade, o secretário municipal de Gestão Financeira Cláudio Grokoviski ressaltou a importância do recurso para a conclusão da obra. “Essa emenda veio em boa hora, pois sem ela teríamos que diminuir investimentos em outras áreas, como da saúde, por exemplo, para terminar a construção do Lago”, relatou Grokoviski.

Também foram pautas da reunião outros investimentos que o deputado Hussein Bakri anunciou para Ponta Grossa, como equipamentos para a UTI do Hospital Bom Jesus, melhorias no Hospital Municipal Amadeu Puppi e a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), além de discussão para a criação da Companhia da Polícia Militar (PM) no Santa Paula.

Também participaram do encontro o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Alessandro Lozza de Moraes, o Procurador Geral do Município, Marcus Freitas, o secretário municipal de Serviços Públicos, Márcio Ferreira, o chefe do 4º Comando Regional da PM, João Jorge dos Santos Junior, o Vereador Sargento Guiarone, o Vereador Rudolf Polaco e demais líderes e assessores. O prefeito Marcelo Rangel estava cumprindo agenda em Brasília (DF).

A construção do Lago de Olarias

Conforme explica o engenheiro municipal Luis Eduardo Striquer, fiscal da obra, para diminuir o impacto no orçamento em um investimento único e ao mesmo tempo trazer mais segurança à execução, a retomada da construção do Lago de Olarias – realizada em 2014 após ficar parada por 10 anos – foi dividida em três etapas principais.

A primeira etapa contemplou a barragem e vertedouro da Rua Aldo Vergani, e foi finalizada na metade de 2015. A segunda, concluída no final do ano passado, executou a barragem e vertedouro da Rua Ivo Mendes Barreto. Já a terceira etapa foi subdividida em duas partes: a primeira fase formou o fundo da lagoa, com canais de drenagem, terraplanagem e criação de uma ilha.

Agora, com o investimento de R$ 3,5 milhões da emenda parlamentar do deputado Hussein Bakri, será realizada a segunda fase, de formação de bordas e canais, que inclui a execução de gabiões (estruturas de contenção), canais e galerias nas ruas próximas ao complexo.