Correio dos Campos

UEPG realiza encontro para promoção do desporto universitário nos Campos Gerais

30 de junho de 2017 às 19:14

Buscando promover o desporto universitário nos Campos Gerais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu um encontro entre representantes dos centros educacionais de ensino superior, representantes do poder público, jornalistas e outros convidados para debater o assunto. A reunião da última quinta-feira (29) no Campus Uvaranas, apresentou uma proposta visando alavancar a prática esportiva neste ramo.

Denominado de “Protocolo de Cooperação para o Desporto Universitário” com a autoria do professor Carlos Zaremba, o projeto visa ampliar a oferta do esporte em conjunto com as universidades da região baseado em três pilares: uma ferramenta de marketing para instituições, o aumento da fidelidade dos alunos e demais eventos em conjunto com os jogos (como palestras, jogos eletrônicos e outros).

A primeira ação já ocorrerá na 62º edição dos Jogos da Primavera (JEPs), entre os dias 20 e 30 de setembro, com a criação de uma categoria para as “seleções universitárias”. Entretanto, a categoria voltada para as instituições do ensino fundamental, será suprimida.

Chefe do departamento de Educação Física da UEPG, Zaremba afirma que a principal lacuna neste momento é a não compreensão de uma nova visão para a área. “É uma questão de concepção do desporto. Nós ficamos muito tempo enraizados no esporte em si. A maior dificuldade é quebrar essa paradigma do esporte por ele mesmo e pensar na questão estrutural e financeira”.

Especialista em gestão e direito esportivo, Rodrigo Sautchuk também esteve no evento. O CEO da Open Sports, empresa de consultoria voltada ao esporte, fala sobre a importância de fomentar práticas também no âmbito universitário: “Esperamos poder contribuir para este debate e apresentar boas ideias para agregar ao projeto. Nós firmamos este compromisso e daremos auxílio para que esta ideia saia do papel”. (Texto e Fotos: RBM Assessoria de Imprensa)