Correio dos Campos

Professoras da rede municipal participam de projeto sobre Neuropsicopedagogia

27 de junho de 2017 às 22:14

Professoras da rede municipal participaram de discussões sobre neuropedagogia. Pais das crianças participantes puderam acompanhar palestra sobre o trabalho desenvolvido
 
Na última semana, 20 professoras da rede municipal passaram por discussões  sobre neuropsicopedagogia junto ao professor Fabrício Bruno Cardoso, da Faculdade CENSUPEG, de São Fidelis (RJ). A atividade faz parte de projeto de pesquisa desenvolvido em parceria a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Faculdade CENSUPEG. Desde 2016, alunos do segundo ano de dez escolas municipais participam de atividades voltadas à pesquisa em neuropsicopedagogia. As ações são desenvolvidas através das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) sob a coordenação do professor Cardoso.
Segundo a SME, a pesquisa tem como objetivo promover ações que permitam a melhoria no processo de ensino-aprendizagem e maior qualificação da educação básica. O estudo utiliza como base as recentes contribuições das neurociências para aprendizagem e para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

Neuropsicopedagogia
De acordo com coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), Elizabeth Alves,“a Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada à Educação, com interfaces da Psicologia e Pedagogia, com objetivo formal de estudos em relação ao cérebro e à aprendizagem humana, numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional”.