Correio dos Campos

Reunião discute estrutura pública para novos empreendimentos habitacionais

21 de junho de 2017 às 18:57

Em encontro da Prolar com diversas secretarias, buscou-se garantir que novos empreendimentos tenham estrutura em educação, saúde e mobilidade

 

A Prefeitura Municipal, através da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), já trabalha com novas perspectivas para o setor da habitação no município. Além da busca por recursos para viabilização de novas moradias, a Prefeitura também busca garantir que os novos empreendimentos habitacionais contem com a estrutura pública necessária, com serviços de saúde, educação e assistência social acessíveis. Esta semana, uma reunião da Prolar com representantes destas áreas buscou garantir o trabalho conjunto para viabilizar esta estrutura.

“Queremos garantir que haja infraestrutura e planejamento urbano em projetos futuros de conjuntos e loteamentos habitacionais. É preciso que os equipamentos públicos estejam preparados para receber essa demanda, em regiões como Uvaranas, Oficinas e Nova Rússia. Com esse planejamento e ação em conjunto entre as secretarias, queremos evitar problemas de mobilidade urbana entre as moradias e os equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde”, apontou o presidente da Prolar, Dino Schrutt.

A discussão atende a uma nova normativa do Programa Minha Casa Minha Vida, em que se faz necessária a observação da distância de estrutura, como equipamentos educacionais, agências bancárias, correios e ponto de ônibus, por exemplo, dos novos conjuntos habitacionais.

No início de junho, o presidente da Prolar esteve no Ministério das Cidades buscando pela liberação de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para a viabilização de novas moradias em Ponta Grossa. O pedido pelo recurso já foi protocolado na Caixa Econômica Federal, dependendo agora de liberação para viabilizar novas unidades em Ponta Grossa.

Além da construção dessas moradias, destinadas a famílias com renda de até R$ 1.800 mensais, a Prolar também busca a viabilização de mais empreendimentos financiados pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), voltado a um público de maior renda.

Também está previsto o projeto do Condomínio Lição de Vida, projetado para população idosa. O projeto para o condomínio voltado à terceira idade já está concluído e a expectativa da Prolar é que o edital para execução da primeira etapa, com a construção de 30 unidades, seja aberto no segundo semestre deste ano.