Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa inaugura Cmei na vila Ana Rita

13 de junho de 2017 às 19:01

Essa é a terceira instituição inaugurada em 2017. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), outros 5 Cmei e uma Escola Municipal devem ser inaugurados até o início de julho, totalizando cerca de 12 milhões em investimentos no município.

 

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Educação, inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil Tarcila Maria Martins Pizyblski. O investimento de cerca de 1,2 milhão de reais, deve atender 70 crianças, entre 6 meses e 3 anos, da Vila Ana Rita.

De acordo com o Prefeito Marcelo Rangel, a nova instituição reitera a preocupação do município com em promover mudança através da educação. “Até o início de julho, teremos aumentado mil vagas na Educação Infantil de Ponta Grossa. Isso é muito importante, por que a escola é o ambiente que muda a vida das pessoas. Conseguimos transformar tudo ao nosso redor se nossos cidadãos têm educação de qualidade. Esse é o grande caminho”, declara.

Para a Secretaria de Educação, Esméria Saveli, os avanços consolidam o projeto de proporcionar educação pública e de qualidade a todos. “Não pode existir diferença entre a escola pública e privada. Todas as crianças precisam de um espaço digno e é isso que construimos aqui”, aponta. “A qualidade não vêm de forma espontânea, ela requer infraestrutura, professores bem formados e dignidade de trabalho. Nossa maior objetivo é oferecer uma rica em todos os sentidos e acessível para todos”, completa.

Segundo Debora Nunes da Cruz, poder contar com um Centro Municipal de Educação Infantil perto de casa contribui para que ela possa se dedicar ao trabalho. Artesã, ela deixa o filho, Pedro, de 2 anos, sob os cuidados das professoras do CMEI há 4 meses. “As professoras aqui são maravilhosas. Como eu trabalho o dia todo, poder contar com esse apoio facilita muito a minha vida e a do meu filho”, conta.

Já Erica Colman, pedagoga enfatiza a confiança na rede municipal de ensino. Mãe da Laura, de 7 meses, ela conta que passa o dia de trabalho tranquila. “Se não fosse aqui, não deixaria minha filha em qualquer outra instituição da cidade. Ela é a criança mais nova daqui, passa o dia todo com as professoras e tenho a certeza de que no fim do dia ela estará bem cuidada”, finaliza.

 

Projeto Casulo  O Centro Municipal de Educação Infantil Tarcila Maria Martins Pizyblski é a primeira instituição a receber o projeto Casulo, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Atualmente, a instituição conta com 14 vagas do projeto, atendendo crianças a partir dos 6 meses, das 8 da manhã às 17h30.

Segundo a Secretaria de Educação, Esméria Saveli, o projeto tem o intuito de atender mães e pais de crianças da rede pública, com horários flexíveis e oferecendo todo o suporte necessário ao conforto dos pequenos. “A proposta é inédita e oferece um espaço de desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor, com acompanhamento de nutricionistas e respeitando as restrições de horário que alguns pais possam ter”, conclui.