Correio dos Campos

Prefeitura se reúne com Secretaria de Ciência e Tecnologia para buscar recursos

6 de junho de 2017 às 21:37

Na tarde desta terça-feira (6) uma comitiva da Prefeitura Municipal esteve em reunião com o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, na capital paranaense. Estiveram presentes o prefeito Marcelo Rangel, o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, e o diretor do Departamento de Qualificação Profissional, Victor Hugo de Oliveira.

Entre os assuntos tratados durante o encontro, o grupo municipal procurou angariar recursos para projetos de qualificação profissional através da Fundação Araucária. O secretário Paulo Carbonar destaca que nos últimos anos esse setor foi explorado, e diversas ações já estão sendo colocadas em prática. “Como Ponta Grossa passou por um intenso processo de industrialização, a valorização da mão de obra local não poderia ficar para trás. Porém, com mais repasses podemos desenvolver ainda mais ações que auxiliam tanto a população quanto o desempenho geral da cidade”, afirma Carbonar.

A pauta da reunião também envolveu a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a área da Saúde, em relação a investimentos para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) e parceria com a gestão municipal. Outros pontos abordados foram a Incubadora e o Parque Tecnológico, quando o prefeito e sua equipe buscaram apoio para a implantação.

“Incubadoras de empresas são projetos que auxiliam micro e pequenos empresários que buscam inovação. E por isso, acabam auxiliando no desenvolvimento tecnológico dos municípios que as têm em ação”, explica Rangel, que também lembra que já há trabalhos sendo realizados em prol deste setor no município.

“Recentemente fechamos um contrato para que seja feito um mapeamento do ecossistema de inovação da cidade, englobando identificação de setores estratégicos e criação de um plano de ação para desenvolvimento local das micro e pequenas empresas”, exemplifica o prefeito.