Correio dos Campos

SAÚDE BUCAL – Profissionais realizam atendimentos odontológico em crianças

5 de junho de 2017 às 23:01

No mês de maio, a equipe de Saúde Bucal da Unidade Básica de Saúde (UBS) Horácio Droppa, localizada no Núcleo Borsato, realizou cerca de 800 atendimentos em crianças de 0 a 10 anos. O trabalho foi feito na estrutura da UBS, em Escolas Municipais e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIS) da região. As crianças atendidas foram do Jardim Cachoeira, Quero-Quero e Castanheira.

O trabalho faz parte do Programa Saúde na Escola e tem como objetivo a prevenção da saúde bucal. Além dos atendimentos, são feitas apresentações de teatros, escovação supervisionada, bochecho com flúor, evidenciação de placas e orientações. “Temos equipes preparadas para atender toda a população. Orientar as crianças faz com que elas cresçam com uma saúde bucal de excelência, entendendo e aplicando os ensinamentos repassados. Os profissionais que realizam essa atividade estão de parabéns e são referência para os demais da rede”, destaca o coordenador do departamento de saúde bucal, Edson Alves.

A comunidade da região atendida na UBS ainda pode contar com a Clínica do Bebê, onde as mães recebem orientações sobre a higiene bucal do recém-nascido. Todos os bebês que realizam a puericultura na Unidade são encaminhados para o consultório odontológico e fazem o acompanhamento com os profissionais da área de odontologia.

As crianças que receberam os atendimentos e orientações durante o último mês, foram acompanhadas pelo cirurgião dentista, José Guebert de Oliveira Junior, da Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), Vanessa dos Santos, e da Técnica em Saúde Bucal (TSB), Aline Domareski.