Correio dos Campos

Jardim Canaã receberá nova praça neste fim de semana

2 de junho de 2017 às 13:46

O espaço beneficiará o bairro Contorno, de mais de 28 mil habitantes. O investimento foi de quase R$ 254 mil e a inauguração contará com atividades especiais para toda a comunidade

 

Por Milena Sartori / PMPG – Amanhã (3) a Prefeitura irá inaugurar uma grande praça no Jardim Canaã. São cerca de 6 mil metros quadrados – o equivalente a quase um gramado de um estádio de futebol – e o investimento beirou R$ 245 mil, provenientes do Ministério do Esporte, com contrapartida Municipal.

A praça, batizada de Gilson Luís Nunes, tem o formato redondo, e conta com academia de ginástica ao ar livre com dez equipamentos, parque infantil com dez brinquedos, um lago ao redor de uma nascente natural, pista de caminhada, bancos, lixeiras, iluminação noturna e arborização.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Celso Sant’Anna, além de ser uma opção para a saúde, esporte e lazer da comunidade, a praça também funciona como preservação ambiental. “Utilizamos o projeto a nosso favor para preservar a nascente natural que há naquele local, criando um lago e uma estrutura que garante a segurança da população que mora nas proximidades”, explica Sant’Anna.

A praça fica próxima ao novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da região, que deve ser inaugurado ainda neste ano. O espaço deverá beneficiar também as comunidades vizinhas, como Santa Terezinha, Vila Ricci, Shangrilá e Monte Belo, além de outras regiões do bairro Contorno, que possui mais de 28 mil habitantes.

O casal Aline Macedo Rosa e Fabricio Pedroso mora na vizinhança, e já utiliza a praça para levar a filha Luiza, de um ano, brincar no playground e aproveitar o espaço ao ar livre. “Estamos vindo toda semana, e sempre tem bastante gente. Antes não tínhamos nenhum lugar como esse por perto”, conta o casal. Fabricio, operador de máquinas, afirma que têm vários amigos que também utilizam a pista de caminhada e a academia ao ar livre para cuidar da saúde. “De noite ela fica bem iluminada, e se tornou um lugar seguro tanto para as crianças se divertiram, quanto para os adultos”, conta ele.

Para o prefeito Marcelo Rangel, este investimento é importante por valorizar uma região nova da cidade, que foi criada no processo do desenvolvimento urbano da cidade. “Ficamos felizes em ver que mesmo antes da inauguração a comunidade já está usando e gostando do espaço que criamos. Esta ambiente irá proporcionar o convívio dos moradores, criando laços e proximidade da comunidade local. A Prefeitura elaborou diversas atividades para todos conhecerem essa nova estrutura e aproveitarem a inauguração de amanhã!”, destaca Rangel.

 

Programação cultural completa a agenda  A inauguração está marcada para amanhã (3), às 16 horas, e contará com a presença de autoridades municipais. Porém, já a partir das 14h, a comunidade do Jardim Canaã e toda região serão levadas por uma Onda Cultural, promovida pela Fundação Municipal de Cultura. As crianças poderão participar de oficina de pintura, assistir contações de histórias e se encantar com o Ônibus da Leitura. Às 14h30 começam os Encontros Musicais com o grupo Camargo e os Bacanas e, em seguida, Banda Mixturô. Além de curtir muita música e arte, a população poderá fazer um lanche na praça de alimentação com vários food trucks. O Jardim Canaã é o primeiro bairro a receber o projeto Onda Cultural, que vai espalhar atrações artísticas aos finais de semana por toda a cidade.