Correio dos Campos

1ª Semana de Orientação Fiscal do MEI auxilia 685 empresários

31 de maio de 2017 às 22:38

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa finalizou hoje (31) a Semana de Orientação Fiscal do Microempreendedor Individual (MEI). O evento ocorreu de 22 a 31 de maio na Sala do Empreendedor, e superou as expectativas da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP). Foram 685 empresários atendidos no total.

O objetivo foi orientar os MEIs sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda de pessoas jurídicas, prazo que expirou no último dia do evento. A equipe municipal também realizou orientações de endividamento e auxiliou no planejamento de quitações de débito, entre outros serviços.

Segundo a coordenadora de Fomento e Inovação da pasta, Tônia Mansani, a semana cumpriu o seu papel, já que procurou tanto ensinar aqueles que não sabiam como fazer a declaração, como capacitar quem já tinha uma ideia para possibilitar uma auto gestão de negócio. “Auxiliamos a fazer 239 declarações, mas mostrando cada passo para o empreendedor poder ter uma emancipação”, explica Tônia.

Dados de abril mostram que Ponta Grossa possui mais de onze mil microempreendedores individuais, e, destes, apenas 40% estavam adimplentes com suas obrigações fiscais naquele mês. “Esperamos que o evento tenha ajudado a subir esses índices. Devido à grande procura, já o inserimos no calendário da secretaria para os próximos anos, assim como oficinas mensais de orientações nos meses anteriores ao limite da declaração”, conta a diretora.

O secretário municipal da SMICQP, Paulo Carbonar, destaca a eficiência da Sala do Empreendedor para os pequenos negócios de PG. “No início de maio realizamos a Semana Nacional do Microempreendedor Individual, e do ano passado para cá o total de atendimentos cresceu mais de 60%. Isso mostra que o empresário ponta-grossense está interessado em buscar saber cada vez mais, e a nossa secretaria tem o dever de facilitar o acesso a informações e serviços”, analisa Carbonar.

 

Atendimentos – Durante a 1ª Semana de Orientação Fiscal do Microempreendedor Individual 685 pessoas foram atendidas. 239 MEIs foram auxiliados na produção de declaração de imposto de renda de pessoa jurídica, e outros 58 foram capacitados para realizarem o serviço sozinhos. Foram impressos 144 boletos atrasados do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS), e feitas 138 orientações para obtenção de alvará.