Correio dos Campos

Atitude Consciente: Prefeitura lança parceria com Sicredi

29 de maio de 2017 às 17:17

Projeto transforma óleo de cozinha em detergente concentrado entregue para instituições sociais

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), firmou hoje (29), parceria com o projeto Atitude Consciente. A iniciativa é uma parceria da SME com a cooperativa de crédito Sicredi Campos Gerais e tem como objetivo recolher óleo de cozinha das comunidades, beneficiando e revertendo-o na forma de detergente concentrado às instituições sociais da cidade. Segundo a SME, cerca de seis mil crianças, em 15 instituições municipais de ensino, devem ser alcançadas.
De acordo com a coordenadora de Geografia e Meio Ambiente da SME, Aparecida  Castanho, o processo nas escolas acontece de forma simples e é revertido em benefício para a própria comunidade. “Cada família receberá um funil para reservar o óleo em garrafas PET e levar até a escola. Quando o posto de coleta estiver cheio, a empresa responsável pela reciclagem recolhe o resíduo e repassa detergente para instituição”. Além da questão da reciclagem, Aparecida enfatiza que a atitude promove a sensibilização em relação à proteção ambiental. “O projeto visa, sobretudo, sensibilizar tanto alunos, quanto famílias e comunidade escolar sobre o dever que todos temos para com o meio ambiente”, aponta.
Segundo o coordenador executivo do Sicredi, Márcio Zwierewicz, o trabalho é um dos orgulhos da cooperativa. Ele salienta a amplitude das ações desenvolvidas, que acontecem em duas frentes simultâneas: ambiental e social. “Esse projeto de reciclagem é fantástico, é uma paixão para nós, pois temos o ganho ambiental, ao recolher o óleo, e social, beneficiando entidades filantrópicas de Ponta Grossa com a doação de sabão concentrado. Isso tudo tem a ver com proteger a sociedade e construir uma cidade melhor. Para nós, é uma satisfação poder contribuir”, comenta.
Para a Secretaria Municipal de Educação, Esméria Saveli, toda transformação na sociedade começa pela educação e, por isso, o ‘Atitude Consciente’ contribui para a formação de cidadãos mais próximos das questões ambientais. “Um projeto como esse faz as crianças tomarem mais consciência da necessidade e de como preservar o meio ambiente. Isso é muito importante, pois não existe transformação na sociedade que não passe pela educação formal”, analisa.
O Secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros, enfatiza a necessidade de programas que promovam, cada vez mais, o cuidado ambiental. “É importante salientar que cada pessoa, em média, produz um quilo de lixo por dia. Por isso, necessitamos de ações para reduzir tanto a quantidade de lixo que vai para os esgotos e aterros. É somente com a formação de uma consciência que atinja cidadãos, empresas e governo que poderemos avançar na preservação ambiental”, finaliza.

O projeto – O ‘Atitude Consciente’ foi criado pela Cooperativa de Crédito Sicredi em 2014. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação deve atingir 15 instituições municipais de ensino e alcançar cerca de seis mil crianças e suas famílias.
No Paraná, o projeto conta com 40 pontos de coleta, distribuídos em 14 municípios. Desde seu início, foram arrecadados 11.385 litros de óleo de cozinha, gerando 1130 litros de detergente concentrado doado à instituições sociais.

Como funciona Através de pontos de coleta distribuídos nas instituições do município, a comunidade das escolas pode entregar óleo de cozinha já utilizado. O resíduo é processado e transformado em detergente concentrado, que é entregue às próprias escolas.

Confira as instituições da rede municipal que participam do projeto
Escolas Municipais: Égdar Zanoni, José Pinto Rosas, Aldo Bonde, Faris Antônio Michaele, Leopoldo Pinto Rosas, Marta Filipkowski de Lima, Guitil Federmann, Maria Antônia de Andrade, Eurico Batista Rosas,  Orival Carneiro Martins,  Djalma de Almeida César,  Frei EliasS Zulian, Edgar Sponholz e Amadeu Puppi.
CMEI:  Anísio Teixeira