Correio dos Campos

31ª Semana da Cultura contabiliza grande público nas apresentações

29 de maio de 2017 às 18:30

Mais de duas mil pessoas participaram das diversas atividades da 31° Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa por meio da Fundação Municipal de Cultura. Várias apresentações de diferentes áreas culturais passaram pelos palcos do Cine-Teatro Ópera e Centro de Música, congregando os artistas locais e oferecendo ao público uma programação diversificada.
Para o Diretor do Departamento de Cultura, Eduardo Godoy, o evento é fundamental para o município, “pois promove vários artistas locais de diferentes áreas e possibilita à população conhecer o que é produzido na cidade”. Além disso, segundo ele, a maior parte da programação teve entrada gratuita. “Conseguimos levar também uma apresentação para dentro de uma faculdade, descentralizando as ações e indo aonde o público está”, completa.
A semana iniciou com a apresentação da Banda-Escola Lyra dos Campos, em homenagem ao Maestro Paulino Martins Alves. A banda tocou duas composições de seu fundador e também homenageou o maestro Adaulto Vieira de Paula, que foi regente e luthier por vários anos em Ponta Grossa. “É sempre uma honra tocar as músicas do maestro Paulino, porque é uma forma de retribuir todo o esforço que ele teve no começo do grupo e da nossa história na cidade”, aponta Juliano Amaral, Diretor Musical da Banda-Escola Lyra dos Campos. Amaral relata que várias dessas músicas eram lições que o maestro passava aos alunos e depois fazia arranjos para todo o grupo.
A programação contou também com apresentação das Meninas Cantoras de Ponta Grossa cantando um repertório de músicas brasileiras no hall de entrada da Unicesumar, durante o intervalo dos universitários, e apresentação do grupo Novos Malandros, com o espetáculo Rainhas do Samba. O músico Sérgio Falcão conta que o show era uma homenagem às mulheres que fizeram a história do samba. “Em um estilo musical onde os principais venerados normalmente são homens, é uma forma que o grupo encontrou, de maneira simples, em prestar homenagem a essas grandes compositoras da música brasileira”, diz Falcão.
As apresentações musicais encerraram com o Música na Chaminé, promovido pelo Conservatório Maestro Paulino. O evento teve participação de alunos e professores da escola, além dos artistas que integram o grupo Croquis Urbanos, fazendo ilustrações ao vivo durante as apresentações. Durante a Semana da Cultura também ocorreu o Encontro de Dança, onde diversos alunos e professores de ballet clássico, jazz contemporâneo, flamenco e dança do ventre, por exemplo, se apresentaram no palco do Cine-Teatro Ópera. A agenda foi fechada pelo grupo Letras Cênicas, que apresentou o espetáculo teatral ‘Os Marinheiros’.