Correio dos Campos

Maio Amarelo: AMTT promove simulação de acidente na região Central

25 de maio de 2017 às 19:10

Simulação de acidente reuniu equipes da AMTT, SIATE, SAMU, Polícia Militar, Sest/Senat e teve participação de estudantes do Colégio Regente Feijó

Um acidente na rua do Rosário mobilizou diversas equipes das forças de segurança do município. Quatro pessoas ficaram feridas, incluindo o motorista que utilizava o celular e cruzou a travessia elevada em alta velocidade, avançando sobre estudantes do Colégio Regente Feijó. Esse era o enredo da simulação promovida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), em parceria com a Polícia Militar, Sest/Senat e Samu. Cerca de 160 alunas do Colégio Regente Feijó acompanharam a ação, além dos cidadãos que passavam pelo entorno. Para a coordenadora pedagógica do colégio, Tânia Mara Santos, a ação é importante para alertar aos alunos sobre as consequências da imprudência no trânsito. “Nossos alunos ficaram sensibilizados, foi chocante e isso é importante por que, pela idade, eles desconhecem a gravidade de uma situação dessas” comenta.
De acordo com o agente de trânsito da AMTT, Fernando Bacovis, objetivo da simulação é conscientizar os mais jovens, que serão futuros condutores, e serão incluídos de forma mais ativa à dinâmica do trânsito. “Atualmente, os jovens entre 18 e 25 são as maiores vítimas de acidentes envolvendo automóveis no mundo. Se não tivermos atenção e consciência e entender que trânsito e imprudência não combinam, estamos à mercê de situações graves como a apresentada hoje”, aponta.
Além dos aspectos relacionados à imprudência no trânsito e ao resultado dessa postura, a atividade reforçou a importância do atendimento prestado pelas equipes do Siate e Samu, assim como o protocolo a ser seguido pelas pessoas que encontram uma cena como a representada. “É muito importante que os cidadãos que testemunham o acidente notifiquem as autoridades mais rápido possível e permaneçam atrás do isolamento”, finaliza o tenente Cândido, do Corpo de Bombeiros.