Correio dos Campos

Prefeitura inicia atividades do Projeto Escolinha de Trânsito

23 de maio de 2017 às 18:58

A iniciativa é promovida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Crianças da rede municipal de ensino participarão de atividades didáticas, em circuito com sinalização em miniatura, de forma lúdica e divertida

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa iniciou, hoje (23), as atividades do Projeto Escolinha de Trânsito. A ação é uma parceria entre a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Kopp Tecnologia.
Durante o lançamento do projeto, o Prefeito Marcelo Rangel reforçou a importância dedicada pelo municipio às questões referentes à educação e ao trânsito de Ponta Grossa. “Educação de trânsito é fundamental para que possamos ter avanços na sociedade. As crianças levam o que aprendem aqui para as casas e, com isso, reduzimos os acidentes e melhoramos o nosso trânsito e a mobilidade. Essa é mais uma ação positiva da Prefeitura de Ponta Grossa. Nós atuamos em todos os segmentos, mas trânsito e educação são importantíssimos para nós porque, assim, estamos preservando vidas. Isso me deixa muito feliz”, frisa Rangel.

O projeto

Pela manhã, as crianças da Escola Municipal João Maria Cruz, em Uvaranas, participaram de ação didática em um circuito com placas, semáforos e cones em miniatura. O material é fornecido pela Kopp Tecnologia, uma das empresas responsáveis pela fiscalização das vias através de radares no município. “Ponta Grossa é a segunda cidade do Paraná a contar com o Escolinha de Trânsito. Nossa política empresarial é aliar fiscalização a educação. Através da iniciativa, as crianças aprendem e replicam o conhecimento, contribuindo para a diminuição do número de acidentes”, conta Semia Arruda, pedagoga da Kopp Tecnologia.
De acordo com a coordenadora da Seção de Educação no Trânsito da AMTT, Silvia Borges, a expectativa é que o projeto seja levado a todas as instituições de ensino da rede municipal, ensinando sobre a dinâmica e os cuidados necessários no trânsito. “Nesse ambiente, as crianças poderão ter contato com a sinalização presente nas vias e aprender   noções de trânsito de uma forma lúdica e divertida”, comenta.
Para Eliana Gualberto Carvalho, diretora da escola João Maria Cruz, a iniciativa pode repercutir positivamente na vida dos alunos e de suas famílias. “É na escola que começa a questão da disciplina do trânsito. Tenho certeza que isso será de grande valia para o resto da vida das nossas crianças, pois elas acabam contribuindo para redobrar a atenção dos pais no trânsito. Estamos muito felizes em participar”, aponta.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), Esméria Saveli, a Escolinha de Trânsito reforça as ações desenvolvidas pela pasta, oferecendo às crianças da rede pública uma formação ampla e focada na construção de cidadãos mais preparados. “O  trânsito é um tema transversal na educação do município. Poder contar com a AMTT mostra que a educação é composta por todos os setores da sociedade e é essa noção de que somos todos educadores é capaz de promover a modificação e o fortalecimento de bons valores na sociedade”, finaliza.