Correio dos Campos

RECICLAGEM: Prefeitura realiza ações de conscientização sobre coleta seletiva

17 de maio de 2017 às 19:23

Durante todo o dia, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou diversas atividades relacionadas ao Dia Internacional da Reciclagem. Os trabalhadores das associações de catadores participaram das ações.
Orientações e explicações foram feitas no calçadão, nos terminais, em mercados e escolas municipais. “Ações como esta são importantes para divulgar os trabalhos de coleta seletiva dentro da cidade. Dependemos que a população entregue seu material, porque além da questão ambiental, temos as famílias que necessitam”, destaca o secretário municipal da SMMA, Paulo Barros.
Ponta Grossa conta hoje com aproximadamente 200 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), recolhendo diariamente 230 m³ de material reciclável encaminhado para quatro associações em Oficinas, Nova Rússia, Uvaranas e Chapada.
A rede de supermercados Tozetto, foi a primeira a participar do projeto de PEVs, e hoje já consegue perceber uma maior conscientização dos moradores da cidade. “Um dos principais motivos de entrar no projeto é a conscientização da empresa com ações ambientais que devem ser tomadas pelas organizações. A responsabilidade do destino dos materiais recicláveis é compartilhada desde a indústria, comercio e o consumidor”, comenta a assessora do supermercado, Caroline Tozetto Fanchin.
Para ela existia carência de local fixo para destinar, não existia a coleta, o ponto de entrega, mas agora é diferente. “As pessoas geravam o lixo e não sabia para onde levar. Depois de inserir o PEV a absorção dos usuários foi imediata e constante”, diz Caroline.
A SMMA está trabalhando na atualização dos PEVs espalhados pela cidade. “Futuramente futuramente teremos uma divulgação pela internet, assim a comunidade, antes de sair de casa, já saberá qual o local mais próximo de descarte”, declara Paulo.

Rafisa Ramos / Assessoria