Correio dos Campos

Vigilância Sanitária se reúne com ambulantes de alimentos

10 de maio de 2017 às 20:12

Durante toda a manhã, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária (VISA), se reuniu com representantes dos comércios ambulantes de alimentos da cidade. O objetivo do encontro foi abordar a falta de alvará dos comerciantes. A Vigilância do Estado, juntamente com a do Município mostrou como funcionará o comércio ambulante e quais os principais problemas encontrados atualmente.
Hoje, cerca de 600 trailers estão em funcionamento em Ponta Grossa e com essa ação poderá ser levantada a situação de cada um, havendo a possibilidade de regulamentá-los e estabelecer um espaço para eles. Aproximadamente 100 ambulantes compareceram.
Durante o mês de abril foram feitas intensificações de fiscalizações e orientação nos trailers espalhados pela cidade. Nessas ações eles foram convidados para participar da reunião. “A intenção é conhecer a realidade de cada um, além de passar orientações. Esta atividade ajudará a concluir o diagnóstico da nova legislação que está sendo elaborada pelo departamento de urbanismo”, destaca a coordenadora da Visa, Angela Pauli.
Ponta Grossa trabalha hoje com a legislação do Estado, e não tem legislação própria. “Questões de boas práticas serão sempre repassadas e fiscalizadas pela Visa, como: Ter água em todos trailers, esgoto, fonte de energia para manter os produtos acondicionados e que mercadorias de origem animal tenham registro”, ressalta Angela. Os que recebem orientações, mas não tem as condições sanitárias, são interditados.
Quem não conseguiu participar da reunião, ou ainda está com dúvidas pode entrar em contato pelo fone 3901-1480.