Correio dos Campos

Municípios do Fórum G11 assinam termo de cooperação

Segundo encontro do grupo aconteceu em Maringá, durante a programação de comemoração dos 70 anos do município
6 de maio de 2017 às 11:15

O Fórum G11, que reúne municípios paranaenses nas categorias ‘A’ e ‘B’ do Ministério do Turismo, realizou esta semana a segunda reunião oficial do grupo, após sua criação em março deste ano. O encontro aconteceu em Maringá e integrou a programação de comemoração pelos 70 anos da cidade. Os representantes do setor de cada município trocaram experiências, realizaram visitas técnicas e assinaram ao Termo de Cooperação para o Turismo. Além dos representantes da área dos municípios participantes, também estiveram presentes parceiros e membros do trade turístico, como o Conventions Visitors Bureau Maringá e o Observatório do Turismo.
Durante o encontro, secretários e diretores do Turismo dos municípios que compõem o Fórum G11 discutiram sobre os avanços e dificuldades que o setor enfrenta em cada município. Os visitantes realizaram visitas técnicas dentro da programação da Expo Ingá, na Cervejaria Cathedral, Cervejaria Araucária e Parque do Japão. A representante do município de Ponta Grossa, vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt, ressaltou a importância da participação dos gestores nos encontros.
“A participação de representantes do turismo é o que fortalece esse espaço de discussão e troca de conhecimentos, de forma a fortalecer o setor em cada município, apostando nas particularidades e características de cada região. Essa troca de experiências é fundamental. Discutimos ideias e projetos realizados nas cidades vizinhas e pensamos em como adaptar para nossa realidade, como repetir essas experiências bem-sucedidas”, avalia a vice-prefeita.
Além das visitas e discussões, os representantes também assinaram ao Termo de Cooperação para o Turismo. O documento define que o grupo realizará reuniões mensais para a troca de conhecimentos, de forma a assegurar a produtividade e resultados em ações de integração, cooperação, associação e crescimento. O documento define ainda que, com a proposta de garantir participação igualitária dos municípios, as reuniões serão realizadas de forma itinerante, sediadas em cada município. De acordo com o Termo, anualmente será publicado, no dia do Turismo Regional, dia 6 de outubro, uma publicação intitulada ‘Coletânea de Boas Práticas em Turismo pelo Desenvolvimento Sustentável’.
Nesta segunda reunião, participaram os representantes dos municípios de Maringá, Londrina, Guarapuava, Curitiba, Ponta Grossa e da Paraná Turismo. Também estiveram presentes o delegado da ABAV/PR, representes do Núcleo de Cervejeiros, o Instituto Cultural Ingá, o RETUR e o Conselho Municipal de Turismo de Maringá. A próxima reunião do grupo acontece no final de junho, em Foz do Iguaçú, durante o evento FIT Cataratas.
O Fórum G11 é constituído pelos municípios Foz do Iguaçu e Curitiba, na categoria ‘A’, e Maringá, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Guaratuba, Araucária, Guarapuava, Matinhos e Paranaguá, na categoria ‘B’.