COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Ponta Grossa realizará nesta sexta-feira (18), às 15 horas, no Conservatório Maestro Paulino, o 1º Encontro de Salas do Empreendedor nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). O objetivo é capacitar os servidores municipais envolvidos no projeto 'De Informal a Empresário Legal', com as mudanças e atualizações realizadas pelo Governo Federal no Portal do Empreendedor, como também prestigiar a equipe responsável pela conquista do Prêmio Gestor Público, recebido conquistado pelo Município, em 2021, pela iniciativa.
A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, comenta que o encontro tratará das mudanças que o governo federal realizou nas regras de segurança e privacidade para os serviços de Formalização, Alteração Cadastral e Baixa do MEI. Segundo ela, as alterações dizem respeito aos níveis de segurança exigidos de quem acessa a plataforma por meio da conta gov.br, como também sobre o próprio certificado do empreendedor. "Parte destas mudanças não são procedimentos do dia a dia dos CRAS. Por isso, nós vamos fazer nivelamento com todos os servidores envolvidos em torno de 80, de 10 Cras da cidade", conta.
Tônia relata que esta padronização de atendimento é importante para que se unifiquem os procedimentos da Sala do Empreendedor física, do Paço Municipal, quanto da sala digital, utilizada pelo no CRAS, para que a iniciativa continue sendo um exemplo para outros municípios do Paraná. "Em virtude disso, contaremos também com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, para prestigiarmos os servidores envolvidos, pelo resultado do Programa de 'Informal a Empresário legal', que foi contemplado pelo Prêmio Gestor Público Paraná, em final de 2021", disse a presidente AIDPG.
De acordo com a presidente da FASPG, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, a descentralização de alguns serviços para as unidades de CRAS, realizando o atendimento integrado com a Sala do Empreendedor, fortalece a política pública de apoio ao pequeno empreendedor, como forma de enfrentamento à pobreza e inclusão social. "Oferecemos serviços básicos como orientações e encaminhamentos sobre abertura de empresas e formalização, impressão de boletos de contribuições e declarações empresariais e impressão de certidões, facilitando o acesso das pessoas menos favorecidas ao empreendedorismo", finaliza Vinya, que salienta a importância desta parceria e o sucesso do projeto.
Sobre o Programa de 'De Informal a Empresário legal'
A iniciativa foi instituída através de decreto municipal, em 2019, e acontece através da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, em parceria com a Fundação de Assistência faltou o acento Social de Ponta Grossa (FASPG), por meio dos CRAS, que são utilizados como pontos de apoio ao atendimento da Sala do Empreendedor para o desenvolvimento de políticas públicas, com foco no desenvolvimento local e por meio da inclusão produtiva. Com o Programa Ponta Grossa conta com a maior rede de cobertura de Salas do Empreendedor no Paraná, sendo a única cidade brasileira a contar com esta iniciativa.