Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

UBS’s de Piraí do Sul promovem ação motivada pelo Agosto Azul

UBS’s de Piraí do Sul promovem ação motivada pelo Agosto Azul
(Divulgação/PMPS)
Publicidade

IMPRENSA/Piraí do Sul - No mês de agosto, a Saúde do Homem ganha mais atenção com o “Agosto Azul”, mês dedicado a prevenção e cuidados com a saúde masculina. Por conta disso, muitas atividades e ações de conscientização foram promovidas pelas Unidades Básicas de Piraí do Sul.

A enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde Thereza Viana Silva, Tathiane Moraes, esclareceu que, culturalmente, as pessoas do sexo masculino tendem a se preocupar menos com a saúde do que as mulheres, portanto muitas doenças crônicas afetam mais eles do que elas. De acordo com um levantamento do Centro de Referência em saúde do homem, 70% dos homens que procuram um médico o fazem por influência de familiares.

Por isso, em 2012, por meio da Lei n* 17.099, foi criado o agosto azul, mês dedicado a prevenção e cuidados com a saúde do homem. O objetivo é que os homens sejam conscientizados sobre a importância de procurar atendimento médico e realizar consultas de rotina, como aferir pressão, fazer teste de diabetes e outros.

A UBS Thereza Viana Silva, localizada no Jardim Benevenuto Dalcol, promoveu uma palestra e o responsável por ministrá-la foi o Dr. Angel Alberto Gonzalez Espada que abordou temas como a saúde do homem, doenças de hipertensão arterial e diabetes, e as que mais atingem os homens como as doenças cardiovasculares, tumores na traqueia, brônquios e pulmões, câncer de próstata, câncer de pele, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, cirrose e problemas no fígado, assim como as doenças sexualmente transmissíveis. Em média, 30 pessoas participaram do encontro.

A UBS Maíra Weigert Milléo, da Vila Brasilinha, também promoveu uma ação motivado pelo Agosto Azul, onde toda a equipe de saúde da unidade como médica, enfermeiras e técnicas de enfermagem, agentes de saúde, dentista e afim, foram até a comunidade prestar atendimento.

A equipe montou um stand na Rodoviária de Piraí do Sul, lugar que faz parte da área de abrangência da UBS e prestou atendimento para os homens que ali passavam.

A enfermeira responsável pela unidade, Fabiane Wrobel de Liz, esclareceu um pouco do que foi realizado durante o dia. “Viemos até a rodoviária para fazer essa ação com os homens, pois muitas vezes eles não vêm até nós. Verificamos a pressão, fizemos o teste de glicemia, entregamos os panfletos. Tivemos a presença da dentista que fez a avaliação bucal, que investiga câncer de boca. Também a doutora que cuida da parte dos exames, como o PSA para investigar o câncer de próstata e eu, fiz os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. Entregamos também panfletos e um kit com preservativos.”, disse.

Até o começo da tarde, aproximadamente, 50 pessoas já haviam passado pelo stand e segundo Fabiane, não houve resistência por parte dos homens, todos foram receptivos e aceitaram passar pelo atendimento oferecido, inclusive, a maioria foi por iniciativa própria procurar o atendimento.

A médica da Unidade Básica de Saúde, Cristiane Aparecida Ribeiro, falou sobre a importância dos homens se cuidarem. “Muitas vezes para orientar sobre o próprio preconceito do homem em relação aos exames, especialmente ao de próstata, que muitas vezes eles não entendem que é um exame rápido, de coleta sanguínea, que pode detectar uma possível doença, isso é estar se prevenindo.

Nós vamos os conscientizando da importância de cada um desses exames e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, o uso do preservativo, independente de ter uma relação estável ou não”, disse.

“Muitas vezes eles pensam que não adoecem, que são provedores da casa e que devem só trabalhar, mas precisam cuidar da sua saúde como as mulheres, crianças e idosos.”, finalizou Fabiane Wrobel de Liz.

Compartilhe:

Leia também

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre boas práticas de esterilização de materiaisQualificação busca garantir ao paciente um atendimento seguro e de qualidade  
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia