Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

Projeto da Secretaria de Educação e Cultura leva o xadrez aos alunos da rede municipal de ensino

Projeto da Secretaria de Educação e Cultura leva o xadrez aos alunos da rede municipal de ensino
(Fotos: Divulgação / PMPS)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Utilizar o xadrez como ferramenta pedagógica. Este é um dos objetivos do projeto “Xadrez nas Escolas”, novidade que a Secretaria de Educação e Cultura traz aos alunos da rede municipal de ensino de Piraí do Sul.

O programa visa introduzir a modalidade nas escolas do município como instrumento atrativo e produtivo ao aprendizado. A prática do xadrez é recomendada como atividade que exercita a atenção, memória, raciocínio lógico e a tomada de decisão.

Para desenvolver o projeto, a Prefeitura de Piraí do Sul adquiriu 260 kits de tabuleiros e jogos de peças de xadrez completos, além de 15 murais didáticos para o ensino de Xadrez. O material já foi distribuído para todas as escolas do fundamental I do município, com o intuito de proporcionar aos alunos a plena participação na modalidade.

Para aplicar o esporte nas escolas, os educadores receberam capacitação durante a semana pedagógica com o professor Maurides Junior, do Clube de Xadrez Piraí. “A Seduc providenciou toda a estrutura necessária para ampliar a prática do xadrez, passando do âmbito do esporte de rendimento, que é responsabilidade da Secretaria de Esportes e Turismo, para o enfoque de esporte-educação. Essa transição, sem dúvida, contribuirá significativamente na formação de crianças que se tornarão cidadãos conscientes e participativos”, enfatizou o professor.

A implementação do ensino de xadrez nas escolas baseia-se na Lei Municipal nº 1533/2007. “O xadrez nas escolas oferece uma possibilidade para o desenvolvimento e crescimento dos alunos, contribuindo para o aprimoramento cognitivo, habilidades socioemocionais e ética. Investir no ensino do xadrez é investir no futuro de mentes estratégicas, resilientes e preparadas para os desafios do século XXI”, explicou a Secretaria de Educação e Cultura, por meio da secretária Daniela de Mattos Ribas.

Galeria de Imagens:

Leia também

Aposta feita em Piraí do Sul acerta a quina da Mega-Sena
Publicidade

Mais Lidas

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia