Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Piraí do sul marcou presença no 4º Salão de Turismo

Piraí do sul marcou presença no 4º Salão de Turismo
(Fotos: Divulgação / PMPS)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Entre 26 e 27 de agosto, Ponta Grossa sediou o 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais, evento promovido pelo Conventions Visitors & Boureau e que nesse ano contou com o Famtour (grupo composto por agentes de viagem que visitaram pontos turísticos em 5 municípios da região).

As visitas oficiais do evento começaram por Piraí do Sul no dia 24 de agosto, onde os agentes foram recebidos pelas equipes da Secretaria de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo, além do membro da Pastoral da Acolhida do Santuário, Jodielson Ferraz, que conduziu a visita.

No dia 25 aconteceu a abertura oficial do 4º Salão de Turismo, com a presença do Presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, que elogiou o trabalho desenvolvido no município durante a conversa que teve com a Secretária de Turismo de Piraí do Sul, Cinara de Souza.

Mesmo não sendo uma das expositoras do evento, a cidade marcou presença com uma apresentação cultural na sexta-feira (26), quando o grupo de dança da Secretaria Municipal de Cultura, coordenado pela professora Maria de Lurdes Santos Silva, apresentou uma coreografia representando a Comunidade Quilombola Família Xavier.

De acordo com a Secretária de Turismo, Cinara de Souza, “este resgate da história local, com o reconhecimento da Comunidade Quilombola Família Xavier, desperta o interesse pela sua própria cultura e a consciência para a preservação de sua história mantendo a identidade, o sentimento de pertença desta família e de toda a comunidade piraiense”.

A encenação musical coreografada pela Professora Maria tem em seu primeiro ato a história do povo africano, com sua cultura, crenças e comunicação própria. No segundo ato, a apresentação mostra os homens e mulheres sendo escravizadas, colocados em navios negreiros e enviados para vários países, incluindo o Brasil e, no terceiro e último ato, ilustra a grandiosa contribuição cultural dos escravos para o Brasil, com o Paraná e em Pirai do Sul.

Um dos destaques da apresentação foi a participação da Sra. Rosalina Xavier da Cruz, de 89 anos, que ao lado de membros da Comunidade Quilombola Família Xavier e de 13 de dançarinos, protagonizaram a encenação.

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Leia também

Após apresentação no Palácio Iguaçu, Ratinho Junior convida Coral de Piraí do Sul para o Verão Maior Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia