Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Conselheiros da Saúde se reuniram para discutir questões pertinentes a saúde municipal

As reuniões acontecem mensalmente e tratam de questões importantes para a saúde do município, cabe aos conselheiros votar e sugerir melhorias

Conselheiros da Saúde se reuniram para discutir questões pertinentes a saúde municipal
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Piraí do Sul - Os 16 Conselheiros da Saúde, escolhidos durante a Conferência Municipal de Saúde, reuniram-se nesta última semana para uma reunião do Conselho Municipal com o objetivo de aprovar, apresentar e discutir assuntos referentes à área. Esses encontros acontecem mensalmente e servem para discutir questões pertinentes da saúde e das Unidades Básicas de Saúde, os conselheiros levam sugestões de pautas de acordo com as necessidades da sua Unidade Básica de Saúde - UBS.

Nessa reunião, entre outros temas, foram apresentadas as seguintes propostas: o orçamento da Secretaria Municipal de Saúde para o ano de 2020 que irá compor a Lei Orçamentaria Anual – LOA/2020; Plano de Contingência para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue no Município, incentivo à Organização da Assistência Farmacêutica; Programa Municipal de Dietas Especiais; Mudança no horário de atendimento ao público na Secretaria de Saúde. Todos esses temas foram apresentados para aprovação do Conselho e por unanimidade foram aprovados pelos Conselheiros presentes.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, o Conselho é um órgão importante dentro da estrutura da Secretaria e a participação dos conselheiros está sendo efetiva e bastante eficaz. “Eles, como representantes de diversos seguimentos da sociedade podem levar as informações de forma correta para os demais munícipes. O pessoal é comprometido, participa ativamente das discussões, com questionamentos relevantes para sua área de residência, assim como a cidade como um todo”, disse.

O Secretário enfatizou também que os Conselheiros entenderam o papel deles dentro do processo, atendendo a um dos princípios organizativos do SUS, que é o controle social através da participação popular. Além disso, Julio salienta que os munícipes que têm sugestões, queixas ou dúvidas podem procurar o Conselheiro da área de abrangência da UBS que frequenta, que através deles, as questões serão apresentadas e debatidas no Conselho, desde que sejam pertinentes aos SUS.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Danieli Mendes da Silva destaca a importância do Conselho, lembrando que a participação popular é um dos cinco princípios da democracia. Transforma a realidade, possibilita construir os caminhos percorridos pela humanidade e dar sentido aos outros princípios: igualdade, liberdade, diversidade e solidariedade.

Para a conselheira da UBS Thereza Viana, na Vila Dalcol, Claúdia Ribeiro, até o momento as reuniões estão sendo muito efetivas. “Todos os assuntos em pauta estão sendo debatidos e na condição dos conselheiros devidamente esclarecidos, com a concordância de todos. Sabemos as condições da nossa saúde, que estamos enfrentando uma crise, mas, estamos sim tentando achar soluções para os assuntos abordados. Não temos em nossas mãos o poder para resolver todos os problemas, mas podemos discuti-los e sugerir soluções”, disse.

Explicando - O Conselho Municipal de Saúde é um órgão apolítico, de caráter consultivo e deliberativo na execução das políticas públicas da área de saúde, fiscalizando a aplicação do dinheiro público na área da saúde, verificando se a assistência à saúde está ocorrendo e atendendo à população, participando diretamente nas decisões da gestão relacionadas à saúde, bem como no planejamento e execuções das políticas públicas de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por 16 Conselheiros Titulares e 16 Suplentes, sendo 16 representantes do segmento usuários (8 titulares e 8 suplentes); 8 representantes do segmento trabalhador (4 titulares e 4 suplentes); 2 representantes do segmento prestador (1 titular e 1 suplente), e 6 representantes do gestor (3 titulares e 3 suplentes).

O conselho foi definido durante a Conferência Municipal de Saúde, veja mais na íntegra http://www.piraidosul.pr.gov.br/arquivos/noticias/xiv-conferencia-municipal-de-saude-foi-um-sucesso-em-pirai-do-sul

Compartilhe:

Leia também

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre boas práticas de esterilização de materiaisQualificação busca garantir ao paciente um atendimento seguro e de qualidade  
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia