Correio dos Campos

Piraí do Sul recebe noites tropeiras com ingressos gratuitos

Evento nesta sexta e sábado terá roda de viola, causos e degustação de prato típico tropeiro
27 de maio de 2025 às 09:18
(Foto: Pequi Comunicação)

COM ASSESSORIAS – A terceira parada do projeto Experiência Tropeira já tem data e local para acontecer: será em Piraí do Sul nesta sexta e sábado (30 e 31 de maio), na Pousada Sítio Campina da Casa. A atividade conta com a simulação de um pouso tropeiro a partir de encenação teatral, música ao vivo e degustação gastronômica, inclusive do típico café tropeiro passado na hora. A organização disponibiliza transporte gratuito, com saída às 19h em frente ao Ginásio de Esportes Samuel Milléo. A realização é da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) em conjunto com a Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos, com parceria da Prefeitura de Piraí do Sul.

Os ingressos já podem ser retirados gratuitamente pelo www.sympla.com.br/adeturcamposgerais , com vagas limitadas. O evento é voltado para o público em geral, interessado em vivenciar uma noite memorável com amigos e familiares, inclusive crianças. A apresentação tem direção cênica de Michella França e música ao vivo de Silvestre Alves, com participação do ator Gabriel Lima.

Segundo o Secretário de Esporte e Turismo de Piraí do Sul, Tiago Mendes, o município recebeu o projeto de braços abertos por fortalecer a cultura tropeira na região enquanto atrativo turístico. “Queremos atrair o público para mostrar o potencial cultural do tropeirismo para que seja agregado ao turismo do nosso município”, conta.

O projeto já passou por Jaguariaíva e Arapoti e chegará ainda a Ortigueira e Palmeira no mês de junho. O presidente do Clube dos Tropeiros Alma Sem Fronteiras, Vinicius Nadal De Masi, participou de uma das noites tropeiras em Jaguariaíva. “Foi tudo muito bonito. Eu cheguei algumas vezes a ficar emocionado por ver a identidade da cultura dos Campos Gerais tão bem representada”, conta.

Experiência Tropeira é uma iniciativa que busca reavivar a cultura tropeira nos Campos Gerais, promovendo ações de incentivo ao desenvolvimento turístico da região com base nesta temática. O projeto tem apoio da Copel, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná.