Correio dos Campos

Em homenagem à primeira vereadora piraiense, projeto de lei pretende nomear plenário da Câmara de Anezia Pereira

15 de março de 2024 às 16:42
Em desfile cívico realizado em Piraí do Sul, Anézia Pereira desfila com a bandeira do Brasil. (Fotos: acervo da família)

DA REDAÇÃO – Muito antes dos movimentos atuais que lutam pela igualdade entre mulheres e homens, causa nobre que sempre merece a devida atenção da sociedade, uma mulher já despontava na década de 70 em Piraí do Sul como uma das mais atuantes pessoas dentre os líderes da época.

Paulista de nascimento, mas piraiense de coração e, mais tarde, condecorada com o título de Cidadã Honorária da cidade em 1991, Anézia Pereira ocupou espaços que até aquele momento eram dominados por figuras masculinas.

Eleita vereadora no ano de 1972, com 376 votos, ela entrou para a história política de Piraí do Sul ao ser empossada como a primeira mulher a ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal.

Quebrando paradigmas e lutando com todas as suas forças pelo progresso da cidade, a então vereadora participou de importantes discussões e projetos que foram levados ao plenário do legislativo entre os anos de 1973 e 1977.

Por sua importante atuação política e também social, que abriu portas para que outras mulheres também se tornassem vereadoras na cidade anos mais tarde, a presidente da atual legislatura, vereadora Mariana Zadra, apresentou na última semana o projeto de lei que dá denominação ao plenário da Casa de Leis como “Plenário Municipal Anézia Pereira”.

Em sua justificativa, Mariana citou que a vida e o trabalho de Anézia foram evidentes e extremamente importantes, muito além do campo político, com especial destaque para as áreas de educação, social e de comunicação.

Apresentado na reunião de terça-feira (12), o projeto que tramita no legislativo deve ser levado para discussão e aprovação em turno único já nos próximos dias, depois de ser analisado pelas comissões internas da Câmara.

Justificativa

Em suas redes sociais, a autora do projeto, Mariana Zadra, declarou seu orgulho por poder dar reconhecimento à memória de Anézia que foi uma grande mulher e que tanto fez pelo povo piraiense. “Certamente uma bela história, que deve ser relembrada e devidamente reconhecida”, publicou a vereadora.

 

Leia abaixo a justificado do projeto na íntegra

Nobres Colegas,

Encaminho ao crivo de Vossas Excelências, o projeto de lei que dá denominação ao Plenário da Câmara Municipal de Piraí do Sul, passando a ser denominado “PLENÁRIO MUNICIPAL ANÉZIA PEREIRA”.

A presente propositura visa homenagear a ex-vereadora Anézia Pereira, falecida no dia 17 de março de 2014, aos 85 anos de idade, tendo sido a 1ạ mulher vereadora eleita neste município, desde a redemocratização.

Essa justificativa, descreve a história de uma memória que jamais deve ser esquecida pela nossa população, uma imagem que deve ser transparecida, uma história de uma mulher que sempre se dedicou a lutar pelo progresso de nossa cidade, uma mulher que vibrava a cada conquista, uma mulher que ensinou como a vida deve ser a muitas crianças piraienses, uma mulher que se destacou na política, uma mulher que deixa sua história enraizada em nossa querida Piraí do Sul.

A ex-vereadora Anézia Pereira foi membro autuante do PSD (Partido Social Democrático), Presidente do Comitê Feminino na 1 ạ e 2 ạ campanhas, pró candidatura do governador Moises Lupion, cuja liderança política era encabeçada pelo então batalhador Sr. Alípio Domingues, pessoas estas que fizeram e deixaram muitas histórias em nosso município.

No ano de 1972, Anézia pelo partido ARENA (Aliança Renovadora Nacional) foi candidata a vereadora, a convite na época do Sr. Samuel Milléo, e pleiteou uma das cadeiras da Câmara Municipal de Piraí do Sul ao lado de renomados nomes da época como Genor Moreira, Gustavo Moreira Rodrigues, Antônio Fanckin Filho, Cesar Weigert Filho, Ordival Teixeira Silva, Paulino Gonçalves da Silva e Álvaro Machado da Silva sendo a primeira vereadora mulher no município de Piraí do Sul, eleita com 376 votos, recebendo o diploma de vereadora no dia 01/12/1972.

No Poder Legislativo desta cidade a ex-vereadora Anézia Pereira participou da Comissão de Finanças e atuo para a aprovação juntamente com os demais vereadores em projetos importantes na época. Anézia também atuo no Poder Legislativo em Comissões especiais, e durante a sua legislatura apresentou várias sugestões, emendas, proposições, merecendo destaques como Projeto de Lei que concedeu Título de Cidadão Benemérito ao sr. Pedro Lupion, Projeto de Lei de nº 09/1973 que declara de Utilidade Pública a Escola Profissional Santa Marcelina e Projeto de Lei de nº 07/1973 que homenageou na época o ilustre médico Dr. Jurandir Manfredini, dando nome a rua central do bairro Cristo Redentor. Participou do Projeto de nº 045/1975 referente ao Título de Cidadão Benemérito ao reverendíssimo Pe. Frei Guido Husmmann.

Participou do Projeto de Lei de nº 146/1975 que cria a Banda Municipal, entre outros projetos que fizeram parte do desenvolvimento histórico deste município. Foi convocada pelo prefeito da época sr. Samuel Milléo para fazer uma oração em nome das Mulheres Piraienses na solenidade da chegada do Fogo simbólico da Pátria no ano de 1975. A ex-vereadora Anézia Pereira cumpriu seu mandato de 1973 a 1977.

Em seu discurso proferido através da rádio local em 17 novembro de 1973 a ex vereadora fala que está “alegre por ser uma mulher a disputar uma vaga a vereança municipal, agradece a todos que apoiaram para a vitória, a qual a maioria dos piraienses considera brilhante. Anézia ainda agradeceu a todos seus eleitores e em especial a ala feminina”.

No ano de 1976 Anézia atuou junto a rede feminina regional de combate ao câncer fazendo parte do conselho deliberativo, foi filiada no ano de 1989 no partido PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), no ano de 1991 a senhora Anézia Pereira foi condecorada pelo o ex-vereador Joaquim Lucindo Moreira com o Projeto de Lei de nº 09/1991 aprovado em 27/05/1991, que concedeu o Título de Cidadã Honorária de Piraí do Sul, lei de nº 826/1991 sancionada pelo Prefeito da época Dr. Ramis Gabriel Cury. Em seu livro “ Minhas vidas” Anézia diz, “ Que compartilha esta homenagem aos filhos da abençoada, terra do menino Deus e Nossa Senhora das Brotas, porque desde 1945 já faço parte da grande família que tão generosamente nos acolheu, e que hoje passo a ser oficialmente mais uma piraiense, que ama este pedaço do Brasil, que mesmo sendo uma paulista de nascimento, tornou-se uma piraiense de coração; uma piraiense que comunga dos mesmo ideais do povo desta terra; uma piraiense que vibra, quando o povo vibra, e que sofre, quando este povo sofre. Como já disse antes, hoje estou vibrando de orgulho e contentamento, porque receber um título de honraria, envaidece e eleva a moral de qualquer pessoa. E eu, agraciada com esta horaria, sinto-me gratificada. Esse título é o maior prêmio que recebo, e ele veio selar a minha dedicação ao povo desta terra. No momento em que está sendo lavrada a ata, que ficará perpetuada na história deste Poder Legislativo, a qual fica como um legado, que deixo para os meus novos conterrâneos. Tudo que fiz, foi pouco, muito pouco, mais o fiz, causa que abracei”.

No ano de 1996 Anézia foi convidada pelos senhores Marcelo Milléo e Dr. Fábio a se candidatar novamente, porém com os trabalhos pré-eleição o qual foi muito desgastante durante os períodos eleitorais passados, Anézia Pereira adquiri uma ulcera, e com isso, não aceitou o convite.

Nos anos de 1992 e 2010 Anézia recebeu da Câmara Municipal de Piraí do Sul moções de Aplausos em prol dos trabalhos realizados com tanto amor e dedicação ao município de Piraí do Sul.

Em um trecho do seu livro “Minhas vidas”, Anézia deixa outra mensagem: “Renovando minha gratidão ao povo da minha nova pátria, ouso deixar uma mensagem: que nada, nada, nada, nesta vida é tão importante, do que o saber. É dele que se forjam bons cidadãos, religiosos dedicados, políticos e empresários honestos. Pois, um povo instruído, não se deixa manipular, não se deixa explorar, não se torna um povo escravo. O saber é riqueza, é pujança, é uma alavanca que nos impulsiona e que nos torna mais fortes! Obrigada! 21/04/1992 Anézia Pereira”.

A história da ex-vereadora Anézia Pereira não se pode deixar no esquecimento da população piraiense, Anézia fez e deixou história, pois sua vida não se resumiu apenas na política, uma vez que ela militou e defendeu por anos em áreas sociais, comunicação, principalmente na educação em nossa cidade. Seu incansável trabalho e dedicação trouxeram enormes benefícios aos filhos de Piraí do Sul.

Acredito que os feitos dessa mulher guerreira, que amava o Poder Legislativo são mais que suficientes para os senhores edis aprovarem essa singela homenagem para denominar o plenário desta Casas de Leis de PLENÁRIO MUNICIPAL ANÉZIA PEREIRA.

Certo de vossas apreciações, subscrevo-me

Vereadora Mariana Zadra Gabriel Ferreira