Correio dos Campos

Prefeito Henrique Carneiro debate “Programa Porteira Adentro” em Sessão Ordinária da Câmara Municipal

2 de março de 2024 às 11:00
(Foto: Divulgação / CMPS)

COM ASSESSORIAS – O Prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro de Oliveira, participou da última Sessão Ordinária da Câmara Municipal na terça-feira 27, onde esclareceu várias questões sobre o Programa Porteira Adentro, projeto que pretende disponibilizar equipamentos e recursos, dentro da disponibilidade, a prestar aos pequenos e médios produtores rurais, serviços particulares de máquinas e equipamentos de propriedade do Município.

Entre os questionamentos, a Presidente da Câmara Municipal, Mariana Zadra, ressaltou a grande procura de produtores rurais sobre as possíveis soluções para o programa. Entre elas estaria a terceirização do maquinário para o atendimento dessas demandas, como patrolamento de estradas, escoamentos de água adequados, o transporte e segurança dos produtores e famílias que da zona rural.

De acordo com o Prefeito Henrique Carneiro, o maquinário para as obras do programa precisa ser adquirido com recursos próprios, sendo de propriedade do município. “Perante as leis não podemos utilizar equipamentos nesse programa que vieram de recursos estaduais ou federais, teremos que fazer algumas adequações com os maquinários que possuímos de recursos do município para que possamos criar soluções que atendam todas essas demandas”, destaca o Prefeito.

Outro ponto do programa a ser solucionado seria com a documentação dos moradores da zona rural, segundo Henrique, a grande dificuldade de cadastramento se encontra nos pequenos produtores rurais. “A maior parte dos pequenos produtores não possui a documentação necessária para concluir todo o cadastramento, na maioria dos casos a propriedade está no nome de um avô ou algum parente, mas que não possui documentação para comprovar todas as legalidades da propriedade”.

O Prefeito ainda afirma que a equipe responsável pelo programa está trabalhando em mecanismos para resolver todas essas adequações ao programa, destacando que nenhum produtor rural deixou de ser atendido quando necessário. Outro ponto que Henrique destaca são os benefícios do projeto, ressaltando que uma das maiores arrecadações do município vem dos produtores rurais, os quais merecem uma boa qualidade de vida e trabalho.

O Programa Porteira Adentro já conta com 18 pessoas na lista de cadastramento e pode ser feito através do site da Prefeitura Municipal ou diretamente pela Secretaria de Agricultura na Rua XV de novembro, nº 373.