Correio dos Campos

Motociclista é detido após alterar placa de moto para “Grau 244”

5 de janeiro de 2024 às 11:27
(Foto: Reprodução)

DA REDAÇÃO – Um homem foi conduzido até a delegacia de Piraí do Sul na tarde de ontem (04), depois de ser flagrado com uma motocicleta com sinais adulterados.

A situação ocorreu perto das 16h45 na rua Maria Flora Milléo Scaramella, no bairro Três Santas, onde uma equipe da Polícia Militar abordou o proprietário da motocicleta Honda XL 700, que tinha uma placa com a inscrição “Grau – 244”, fazendo referência a um dos artigos do Código de Trânsito que trata especificamente de manobras com a moto em apenas uma roda.

Perguntado sobre a questão, o dono do veículo disse que tinha perdido a placa original da motocicleta e a substituído pela artesanal.

O que diz a lei

De acordo com o art. 311 do Código Penal Brasileiro, adulterar, remarcar ou suprimir número de chassi, monobloco, motor, placa de identificação, ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, elétrico, híbrido, de reboque, de semirreboque ou de suas combinações, bem como de seus componentes ou equipamentos, sem autorização do órgão competente, como aconteceu no caso flagrado ontem, a pena prevista é de reclusão, de três a seis anos, além do pagamento de multa.

O que significa 244 no Grau

O artigo 244, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu terceiro item destaca que conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda é uma infração gravíssima. Esta infração traz como penalidade multa e também a suspensão do direito de dirigir.