Correio dos Campos

Paróquia oferece curso de Fotografia Religiosa em Piraí do Sul

4 de julho de 2023 às 20:00
Os alunos receberam noções de como manusear o equipamento. (Foto: Domine Fotografia Religiosa)

COM ASSESSORIAS – Aproximadamente 50 pessoas, vindas de Castro, Ventania e Ponta Grossa, além de Piraí do Sul, puderam aprofundar os conhecimentos sobre fotografia, a partir de uma perspectiva religiosa, em um curso organizado pela Paróquia Senhor Menino Deus, de Piraí, no último domingo (2). O primeiro intuito era contribuir para a formação dos membros da Pastoral da Comunicação local, mas o momento acabou ampliado a demais interessados. O curso foi ministrado pelo fotógrafo Fagner Costa, proprietário da empresa Domine Fotografia Religiosa, com sede em Umuarama.

O dia de estudo teve início com o café da manhã, seguido da acolhida dos participantes e do professor, que abordou, durante todo o período da manhã, questões teóricas, tais como o olhar religioso na fotografia, a composição fotográfica e a fotografia com celular. À tarde, os participantes tiveram a oportunidade de fazer exercícios práticos nos espaços do Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas e na Capela São José, local sede do curso, além de aprender sobre edição de fotos.

Gabriella Ferreira Telles gostou. Ela é moradora de Piraí do Sul, mas não faz parte da Pascom. “Foi uma experiência incrível e, ao mesmo tempo, uma graça, porque percebi durante o curso que devemos pregar Jesus através da fotografia, pois senti isso durante os exercícios” Gabriella é uma das várias pessoas que participaram do curso para aprender mais, mesmo sem estarem ligadas à pastoral.

Sentimento parecido foi destacado por Mattheus Prestes da Silva, que faz parte da Pascom de Piraí do Sul desde o início deste ano. Ele comentou que na Pascom descobriu uma nova paixão: a fotografia. “É muito mais do que pegar a câmera e sair clicando. O curso agregou muito em minha vida por poder transmitir uma mensagem através das fotos. Não se trata apenas de registrar o momento, mas sim de evangelizar”, destacou.

Dentre todos os participantes, amadores e profissionais na área, esteve presente também Ana Beatriz Krauczuk, de Ponta Grossa, fotógrafa profissional, que buscava aprender mais na área religiosa, por causa de seu trabalho em celebrações como as Primeiras Eucaristias. Para Ana, o curso foi de grande proveito. “Foi um curso muito bom, tanto na parte teórica quanto prática. Achei o professor super dinâmico. Foi muito bom mesmo” acrescentou.

Ao final do dia, os participantes do curso tiveram a oportunidade de fotografar a Santa Missa presidida pelo padre Rodrigo Ribas, vigário paroquial da Paróquia Senhor Menino Deus e assessor diocesano da Pastoral da Comunicação. Padre Rodrigo acompanhou o curso durante todos os momentos. “Foi um dia de grande valia. Os participantes, tanto daqui de Piraí quanto de fora, foram bastante participativos e viveram intensamente o dia de hoje”, afirmou, citando que a motivação para realizar o curso foi o grande interesse dos membros da Pascom da paróquia pela fotografia. Buscou, então, junto ao pároco, padre Thiago Ingenchki, proporcionar um aprimoramento. “Por indicação de um amigo padre, conheci o Fagner Costa. Iniciamos contatos e, após um tempo, conseguimos efetivar o curso, que vinha sendo pensado há muito tempo. Estou muito feliz com a alegria dos participantes ao final do curso”, completou padre Rodrigo.

Fagner Costa iniciou seus trabalhos há seis anos como membro do Departamento de Comunicação da Diocese de Umuarama e, junto a sua esposa, Anna Carolina, passaram a trabalhar profissionalmente na área de fotografia religiosa. Para Fagner, “foi o primeiro curso com quantidade expressiva de participantes. Ter um padre e duas irmãs religiosas participando aumentou ainda mais a responsabilidade, mas sei que quem faz a obra completa é Nosso Senhor, pois fui apenas instrumento de sua graça”, avaliou. “A turma foi muito participativa e focada em absorver o conteúdo aplicado para desempenhar seu serviço a favor da Santa Igreja”, enfatizou.

Segundo Costa, durante a aula prática, percebeu todos empolgados em buscar a melhor foto, treinando o olhar para eternizar o belo. “Um curso como este busca ajudar o participante a enxergar ainda mais a beleza dos sacramentos da Igreja, além de levar para uma experiência de amor com Jesus, seja fotografando uma Santa Missa ou em um encontro da comunidade, oferecendo uma qualidade melhor para a evangelização da Igreja”, argumentou.

Nathally Torno é coordenadora da Pascom na Paróquia de Piraí e esteve à frente da organização do curso. Ela ressaltou o grande interesse dos participantes e garante ter percebido que o curso ainda trará muitas contribuições para a vida pessoal e pastoral de cada um. Conforme Nathally, foi um passo muito significativo da paróquia oferecer essa oportunidade. “É bonito ver o empenho e testemunho do professor. Isso gera um interesse muito maior e faz a nossa pastoral dar um pontapé na busca de conhecimento”, concluiu.

Os participantes receberam certificado de participação em nome da Domine Fotografia Religiosa.