Enxadristas da equipe olímpica brasileira disputaram o VIII Torneio do Dia Internacional da Mulher, em Piraí do Sul
COM ASSESSORIAS – Dias 11 e 12 de março Piraí do Sul sediou a oitava edição do Torneio do Dia Internacional da Mulher – Troféu Vera Lúcia Saldanha Sguario. Este ano o evento contou com a participação da WIM Kathie Goulart Librelato, que além de ser integrante da equipe olímpica brasileira, será uma de nossas representantes na Copa do Mundo de Xadrez, ainda este ano.
É a primeira vez que o evento foi realizado em dois dias. No primeiro dia aconteceu um evento especial para 18 convidados que tiveram a oportunidade de enfrentar a Mestre Internacional, o que chamamos no Xadrez de “Partida Simultânea”. Após quase 4 horas de jogo, Kathie teve uma excelente performance obtendo 13 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota.
Um dos participantes da simultânea, Márcio Fernandes de Lima, elogiou a iniciativa e agradeceu pela oportunidade de enfrentar tão grandiosa e importante adversária. Maurides Júnior, Presidente da União Esportiva Xadrez Piraí, salienta que “o nosso clube procura incentivar o Xadrez Feminino, e por esse motivo, nada mais justo do que homenagear um dos maiores ícones do nosso esporte, a Professora Vera Saldanha Sguario, e claro, a participação da Mestre Internacional Kathie é uma forma de inspirar os novos talentos”.
Confira o resultado da Simultânea:
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 João Victor Vedan de Ramos
Kathiê Goulart Librelato 0,5 x 0,5 Fabiana Tonse Maciel
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Rafaele Ferreira Silva
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Nina Assis
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Karoline Campos Teixeira
Kathiê Goulart Librelato 0 x 1 Leonardo Borges
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Luiz Antônio Fanckin da Costa
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Márcio Fernandes de Lima
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Beatriz Bartmeyer
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Jackson Bueno da Silva
Kathiê Goulart Librelato 0,5 x 0,5 Mitzi Vedan de Ramos
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Yasmin Zaika de Souza
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Fabiana Rodrigues de França
Kathiê Goulart Librelato 0,5 x 0,5 Rafael Fugimoto
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Maricelso Ribeiro
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Luan Stori
Kathiê Goulart Librelato 0,5 x 0,5 Paulo Brizola
Kathiê Goulart Librelato 1 x 0 Sérgio Busquete
Grandes nomes do Xadrez – No dia 12 de março, domingo, o VIII Torneio do Dia Internacional da Mulher contou com a presença de grandes nomes do Xadrez Paranaense, entre elas, MN Ellen Larissa Bail (Maringá), que também é integrante da equipe olímpica brasileira, Mitzi Vedan de Ramos (Xadrez Piraí, Campeã Panamericana 2021), Fabiana Tonse Maciel (Siqueira Campos, Campeã Brasileira Sub 18, 2022), Kim Garcia de Souza (Maringá, Tricampeã Paranaense) e Yasmin Zaika de Souza (Curitiba, campeã sul-americana escolar).
A competição foi realizada no sistema suíço em sete rodadas com tempo de reflexão de 15’+5″. A Direção ficou a cargo do Árbitro da Federação Internacional de Xadrez, Maurides Júnior, enquanto que a arbitragem coube ao Árbitro Regional da Confederação Brasileira de Xadrez, Evandro José Gonçalves. O torneio foi válido para a apuração de rating nacional e internacional.
Confira a classificação geral.
Kathiê Goulart Librelato (Criciúma – SC) sagrou-se campeã invicta com 6,5 em 7 possíveis, seguida pela Mestre Nacional Ellen Larissa Bail (Maringá) e Mitzi Vedan de Ramos (Xadrez Pirai). Completaram o pódio: Kim Garcia de Souza (Maringá), Fabiana Tonse Maciel (Siqueira Campos), Ana Júlia de Oliveira (Siqueira Campos), Karoline Campos Teixeira (Xadrez Pirai), Maria Eduarda Elias Pereira (Siqueira Campos), Ana Carolina Ramos Barbosas (Siqueira Campos) e Renata Cardoso Antunes (Siqueira Campos).
Claudinei Gois de Oliveira (Siqueira Campos), um dos grandes incentivadores do Xadrez no Paraná, elogiou a competição e afirmou que sempre é um grande prazer participar dos eventos em Piraí do Sul, são sempre muito organizados e esta edição do Torneio do Dia Internacional da Mulher foi histórica e foi uma grande alegria poder participar com a delegação feminina do nosso Município. Cabe aqui também uma menção ao Professor Jean Henrique da Rosa da Silva pelo exemplar trabalho que realiza em Siqueira Campos.